terça-feira, 17 de maio de 2011

Oferta de contêineres permancerá justa, diz WSC



Armadores e transportadores devem etsar atentos à justa oferta de contêineres este ano, uma vez que a indústria ainda tem dificuldade de se recuperar do prejuízo de 2009 e equilibrar a atual demanda. A conclusão é do relatório feito pelo WSC (World Shipping Council).

Analisando a oferta de contêineres, o WSC informou que a falta de contêineres deve forçar transportadores em geral a planejar com cautela as operações futuras para garantir a disponibilidade de contêineres. O relatório apresentado não leva em consideração trades específicos, mas as tendências globais.

O documento identificou a queda abrupta de oferta e demanda durante a recessão de 2009. A produção de contêineres, que chegou a 3 milhões de TEU por ano, praticamente cessou.

Os fabricantes chineses reduziram a produção e a produção entre 2009 e 2010 ficou em 2,95 milhões de unidades. “Assim, no começo de 2011, a frota global de contêineres era cerca de 3 milhões de unidade a menos do que a média conhecida pelo mercado” , indicou o relatório.

Segundo o WSC, a oferta mundial de contêineres é de 18.605 milhões de unidades, ou 28.535 milhões de TEU.

A previsão da indústria mundial é de fabricar 3,5 milhões de TEU – entre 60% e 65% da capacidade máxima de 5,5 -5,7 milhões de TEU. As fábricas conseguiriam produzir até 4,5 milhões de Teu sem ter que recorrer a contratações e dificilmente o fará sem ter uma demanda confirmada do mercado.

O WSC acredita que, com a demanda global por contêineres se aproximando dos níveis pré recessão, a oferta de unidades deve ficar “justa”.

Fonte: http://www.conexaomaritima.com.br/novo/index.php?id=1-7960

Nenhum comentário:

Postar um comentário