A Eolice, nova indústria de equipamentos eólicos que será erguida em Suape, começará a operar a partir de 2013. A empresa montou uma parceria com a estrangeira LM Wind Power, com sede na Dinamarca, e vai investir R$ 100 milhões no empreendimento, que fabricará pás para turbinas eólicas no complexo industrial pernambucano. As sócias assinaram hoje pela manhã um protocolo de intenções com o governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas.
Quando entrar em operação, a empresa gerará 1,5 mil empregos diretos. As pás eólicas serão usadas nas torres de geração de energia através dos ventos.
Com esta fábrica, Suape passa a oferecer todos os equipamentos necessários à geração de energia eólica, fechando a cadeia do setor. Já estão instaladas em Suape a Impsa, fabricante de geradores, e a RM Eólica, que produz torres. A Iraeta, empresa que produzirá flanges eólicas, já está em construção.
A unidade da Eolice ocupará 25 hectares e vai atender à demanda de parques eólicos do mundo inteiro. “Mas temos uma demanda do mercado brasileiro muito grande e vamos dar prioridade à ela”, revelou o diretor da empresa, Romualdo de Barros. Além da Eolice, apenas a Tecsis, com sede em Sorocaba (SP), produz pás eólicas. “Encontramos em Pernambuco o profissionalismo que procurávamos”, elogiou o diretor.
A empresa vai receber os incentivos previstos no Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe) que prevê 75% de crédito presumido no ICMS durante 12 anos, podendo ser prorrogado por mais 12 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário