quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Porto do Recife reformará armazéns


O Porto do Recife deu início ao processo de concorrência pública que vai escolher a empresa de engenharia que vai reformar e restaurar os Armazéns de número 5 e 6. O edital foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado.

 Juntas, as duas estruturas têm 15 mil metros quadrados e são as únicas alfandegadas, ou seja, autorizadas a funcionarem com embarque e desembarque das cargas pela Receita Federal do Brasil. As obras vão demandar investimentos de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
 
Os recursos são do governo do Estado e fazem parte dos R$ 9 milhões disponibilizados este ano ao Porto do Recife para realização de um plano de requalificação de infraestrutura. Nos dois armazéns chegam as principais cargas do ancoradouro (exceto o açúcar).
 
São a barrilha (matéria-prima utilizada na fabricação de sabão, detergente, tecidos, papel e celulose e artigos metalúrgicos), fertilizantes e adubos. Até setembro deste ano, já foram movimentadas mais de 313 mil toneladas dessas mercadorias.
 
A última reforma realizada nos dois armazéns tem mais de 20 anos, comentou o diretor de operações do Porto do Recife, Hermes Delgado. “O que se pretende realizar são obras de recuperação. Hoje, as estruturas apresentam problemas nas suas coberturas, nos pisos e nas ferragens”, enumerou.
 
O anúncio da empresa vencedora do processo licitatório será realizado no dia 22 de novembro, caso não ocorram ações na Justiça.

O plano de recuperação da infraestrutura do Porto já contemplou obras nos pátios dos cais 2 e 5, preparando-os para receber contêineres, pavimentou vias internas e externas, e está concluindo a reforma do Armazém 7 para transformá-lo em uma estrutura provisória de desembarque de passageiros.

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário