segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Complexo pode se tornar Sociedade Anônima

No próximo ano, o Complexo Industrial Portuário de Suape pode se transformar em uma Sociedade Anônima (S/A). Atu­almente, o Porto é uma empre­sa pública com 100% do capital controlado pelo Governo de Pernambuco.

A mudança permitirá que o Porto receba sócios e passe a operar como empresa de capital misto, ou seja, ainda controlada pelo Estado, mas com a participação de sócios de empresas privadas.

“Estamos em uma discussão interna. A princípio, estamos trocando experiências com o Porto de Rotterdam, na Ho­landa. Também estamos fazendo consultas junto à Secretaria Especial de Portos e à  Agência Nacional de Transpor­tes Aquaviários (An­taq) para saber se este caso está de acordo com as normas da legislação por­tuária brasileira.

 Este levanta­mento deve ser apresentado ao governador ainda este ano, pa­ra que o cronograma de re­estruturação seja estabelecido”, contou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Es­tado e presidente de Suape, Fernando Bezerra Coelho.

Com a mudança, o que se espe­ra é ampliar a eficiência admi­nistrativa do Porto e os inves­timentos. “Já somos uma referên­cia de qualidade no sistema por­tuário brasileiro, mas esse é um desafio permanente.

 Temos que abrir capital para eventu­almente poder receber a presen­ça de investidores privados. Este tipo de estruturação per­mite a busca de uma efici­ência administrativa”, afirmou. Leia mais.

Fonte: http://portosenavios.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário