terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Canais de Distribuição na Exportação

logística e canais de distribuição na exportação



Com a crescente globalização o mercado para os fabricantes de diversos segmentos ultrapassam as fronteiras dos estados e países. A concorrência muito acirrada com a entrada de novos produtos e novas marcas pressiona os empresários regionais a ampliar o seu negócio e fazer parte desta nova onda.

Como estratégia de crescimento torna-se necessário buscar os mercados mais distantes e agregar maior valor a marca para manterem-se lucrativas e fortes o suficiente para permanecerem no mercado.

Para isso os empresários utilizam-se dos canais de distribuição (ou chamados canais de marketing). Uma definição básica deste canal é um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para o uso ou consumo.

Seriam formas distintas de dispor o produto ou serviço para clientes em diferentes locais.

Os canais variam conforme a visão estratégica da empresa. Podendo ser mais complexos contendo diversos níveis ou serem mais diretos e enxutos com menos envolvidos. Quanto maior esta cadeia, maior o grau de complexidade.

Um exemplo para ilustrar este tipo de situação seriam as fábricas de eletrodomésticos que hoje em dia possuem loja própria ou loja virtual, isto seria um canal enxuto com apenas dois níveis, a fábrica e o cliente final.

Mas ainda esta mesma fábrica vende para grandes redes de supermercados, que neste caso seriam os grandes varejistas que vendem diretamente ao cliente final. Neste modelo seriam três níveis, a fábrica, o varejista e o cliente final.

E, ainda, seria possível a fábrica vender aos atacadistas e estes revenderem a públicos distintos, ou seja, poderia utilizar três ou mais tipos de canais com diferentes níveis em cada um deles. Para o cliente seriam formas distintas de encontrar a marca.

Podendo ir a um supermercado, loja de eletrodomésticos do bairro ou comprar diretamente da fábrica pelo site.


É válido ressaltar que empresas que utilizam vários tipos de canais são geralmente mais maduras e com bastante responsabilidade, pois há um risco muito grande de canibalizar o seu mercado, caso não seja feito de maneira planejada. Leia mais

Fonte: http://www.logisticadescomplicada.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário