quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Governo quer facilitar financiamento às exportações brasileiras

Como forma de melhorar as condições dos exportadores brasileiros frente às dificuldades impostas pela taxa de câmbio, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) pretende acelerar a liberação de empréstimos para exportação.

Atualmente, na concessão de um empréstimo para venda de produtos e serviços brasileiros para fora do país, é comum que a sua liberação fique subordinada à Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A Camex dá as linhas gerais para esses financiamentos, mas, dada a natureza complexa das operações, muitas vezes a câmara tem de reavaliar questões específicas, como um pedido do importador para ter uma carência maior ou um prazo mais longo do que o previsto para os pagamentos.

A nova Camex, cuja secretaria-executiva foi assumida pelo economista Emílio Garofalo na semana passada, deve criar uma espécie de “fast track”, expressão em inglês que significa pista rápida.

A ideia é a Camex emitir uma série de resoluções para acelerar a concessão desses financiamentos automaticamente, sem necessitade frequente de avaliação específica do conselho da Camex, que pode levar seis meses ou mais para avaliar o pedido.Leia mais

Fonte: http://modallbrasil.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário