domingo, 27 de fevereiro de 2011

Crescimento exige boa logística

 
 
O varejo cresceu mais de 10% no Brasil e no Estado em 2010, fruto de investimentos pesados das redes de supermercados em cidades que possuem entre 200 mil e 400 mil habitantes. Grupos como Walmart, Lojas Ame­ricanas e Carrefour apostam cada vez mais na classe C, que ascendeu ao crédito.
 
Em­presas que vão depender e muito de uma boa logística para movimentar seus produtos. As obras nos diversos modais de Pernambuco são inúmeras. Passam pela duplicação de es­tra­das, implantação de ferrovia e um porto que investe em infraestrutura para atrair empresas. Mas, como ocorre em todo o País, elas não devem dar conta de tanto desenvolvimento.
“Vai sempre faltar algo. A velocidade do crescimento econômico é muito grande em relação à capacidade de realizar as ações. A preocupação está nesse tempo de execução. Ao mesmo tempo, são processos quase que obrigatórios”, avaliou o diretor do Grupo de Estudos de Logística em Pernambuco (Gelpe), Marcílio Cunha. Ontem, ele participou do primeiro Fórum de Comércio Exterior e Logística, promovido pela Amcham-Recife.

O gargalo se torna mais complicado quando se observa a falta de opções no transporte público. “A ampliação da BR-101 e de alguns acessos à Suape não é suficiente para atender a todos os empreendimentos. O volume de veículos circulando é muito grande”, analisou. Por estar no centro de duas rodovias federais e da ferrovia Transnordestina, a aposta pernambucana é no município de Salgueiro.

Um comentário:

  1. "É verdade falta mt infra-estrura em pernambuco para melhorar o desenvolvimento nas operações logíticas mas temos q saber lidar com os contantes desafios pra n desistimos dos objetivos e com mt esforço e persistências iremos conseguir."

    Francile estudante de logística

    ResponderExcluir