sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Plano de Desenvolvimento do NE prevê obras de infraestrutura



Antes da reunião de avalização do Monitoramento de Ações e Programa Prioritários (MAPP), o governador Cid Gomes conversou com a imprensa e detalhou as ações do Plano de Desenvolvimento Integrado do Nordeste, apresentado à presidenta Dilma Rousseff e aos demais governadores da Região, na última segunda-feira (21). A reunião do MAPP acontece até hoje (25), no Pavilhão da Residência Oficial.

De acordo com Cid Gomes, o Plano prevê a criação de um Fundo que aportará investimentos da ordem de R$ 21 bilhões, no prazo de quatro a cinco anos. Os recursos, segundo o governador do Ceará, serão viabilizados a partir de instituições financeiras como o Banco Mundial (Bird), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), BNDES, Governos Federal e estaduais, além de outras instituições.

Cid Gomes adiantou ainda que contará com a disposição da ministra do Planejamento, Míriam Belchior, na busca para a viabilização desses aportes nas agências financiadoras. "Com esses investimentos no Nordeste do Brasil nós vamos garantir que as desigualdades históricas com o restante do País sejam diminuídas e se crie um círculo de crescimento no Brasil, gerando o desenvolvimento", analisou.

No setor de as águas, a proposta é ligar os Eixos Norte e Leste da Transposição das Águas do Rio São Francisco com a bacia do Rio Parnaíba, suprindo as necessidades de abastecimento de água no estado do Piauí, considerado tão seco, quanto a região dos Inhamuns, no Ceará. Há também a proposta de ligação do Eixo Norte da Transposição ao Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que envolverá todo o Estado através de canais e bacias. A primeira etapa do CAC, já está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Saiba mais

Fonte: http://www.portosenavios.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário