quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Porto de Suape redefiniu a economia pernambucana

Em seus 13,5 mil hectares estão dezenas de empresas, incluindo a Refinaria Abreu e Lima e o Estaleiro Atlântico Sul, empreendimentos geradores de mais de 100 mil empregos



O Complexo Industrial de Suape, situado nos municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, pode ser considerado o maior empreendimento econômico do Estado.

A empresa Suape surgiu oficialmente em 1978, através de uma lei criada naquele ano. Situado numa área de 13,5 mil hectares, Suape possui dezenas de empresas instaladas, que trazem investimentos para o Estado da ordem de bilhões de reais.

Suape, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma sigla. Ele remonta à língua dos índios Caetés da tribo tupi-guarani da região, que usava a palavra para designar os “caminhos sinuosos” da região, atravessada pelos rios Massangana, Ipojuca e Tatuoca.

Os atrativos que fazem do porto algo viável para os investidores nacionais e estrangeiros são inúmeras.

 A localização privilegiada permite às empresas escoarem e receberem produtos através das rotas que levam a mais de 160 portos no mundo todo, sem falar nos investimentos em pesquisas, promovidas pelas universidades da região, que buscam o desenvolvimento e a modernização da produção.

O setor em que o porto mais se destaca está na canalização de investimentos, tanto do setor público como privado. Segundo dados do relatório PAC-Suape, lançado em setembro de 2009, a soma de investimentos públicos de 2007 a 2010 deve chegar a R$ 1,4 bilhão. No setor privado, a quantia é ainda maior. Leia mais
Fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário