sábado, 19 de fevereiro de 2011

SUAPE TERÁ 3º ESTALEIRO


Grande centro produtivo do Nordeste, o Complexo Portuário de Suape, no litoral sul de Pernambuco, irá ganhar mais um estaleiro, em um investimento de USD 440 milhões. Trata-se de um consórcio formado por quatro empresas espanholas – Indasa, Tecnymo, ElectroRayma e Gabadi – que assinaram, no dia 4 último, um protocolo de intenções com o governo do estado. A parceria das companhias européias foi batizada de Galíctio.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, o empreendimento será voltado à construção e reparo de embarcações e irá gerar 500 empregos durante a construção e 4.000 na operação. O objetivo do Galíctio é atender às demandas da Transpetro por reforma de navios. Hoje, a estatal de logística contrata tal tipo de serviço de estaleiros sul-coreanos e de Cingapura. Entretanto, o projeto só será viabilizado caso o consórcio conquiste encomendas da Transpetro.

A área destinada ao empreendimento é de 40 hectares, alocados por trás do espaço onde já funciona o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), na Ilha de Tatuoca. A previsão é de que o Galíctio esteja concluído em 30 meses e que o parceiro tecnológico do projeto seja o Navantia, o maior da Espanha. Além do EAS, Suape também conta com outro estaleiro, o Promar, que, inicialmente, seria construído no Ceará, mas terminou por fincar bases em Pernambuco.

A escolha
Na cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para o Galíctio, o presidente do consórcio espanhol, Isidro Silveira Rey, afirmou que a intenção era se expandir para fora da Europa e Pernambuco foi considerado o lugar ideal para a movimentação. No mesmo dia, o estado ainda comemorou mais três parcerias para implantação de indústrias em Pernambuco, somando investimentos de R$ 836 milhões, com previsão para criação de mais de cinco mil empregos.

Nesse cenário de desenvolvimento do estado, Suape se consolida, cada vez mais, como a mola-mestra desse movimento de expansão. De acordo com a administração do complexo portuário, a intenção é consolidar o pólo como um cluster com empreendimentos que vão desde o atendimento a navios de grande porte, como o EAS e o Promar, até uma unidade de fabricação de módulos e plataformas e um estaleiro de reparação naval.

Nicomex Notícias – Redaçãonicomex@nicomex.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário