sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Taxa de desemprego no Recife atinge 13,5%

CAROL PACOBAHYBA e Folhapress   



A taxa de desemprego no País iniciou o ano em alta, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e divulgada ontem. O índice ficou em 10,4%, ante taxa de 10,1% registrada em dezembro de 2010. Entre as sete regiões metropolitanas pesquisadas, Recife figura em segundo lugar com o maior índice, passando de 12,8% para 13,5%, ficando atrás de Salvador, que passou de 13,8% para 13,6%.

Mesmo assim, o dado recifense é o mais baixo da série histórica do mês desde o ano de 1998. A pesquisa aponta que o número aumentou entre os meses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011 devido a “uma variação considerada normal para o período, quando ocorre a eliminação de trabalhadores temporários de fim de ano”, informa o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães. O número de desempregados contabilizados em janeiro de 2011 foi de 245 mil, enquanto no mesmo período do ano anterior foram somados 321 mil.

“Este mês de janeiro foi o melhor dos últimos anos, o que representa uma recuperação da economia brasileira e de valorização do círculo virtuoso da economia. Pernambuco está se recuperando da taxa de desemprego, que ainda é uma das mais altas do Brasil” analisa. Segundo Guimarães, a tendência é reduzir ainda mais a taxa de desemprego no Estado, graças aos investimentos descentralizados, como o Porto de Suape. O diretor acredita na redução da taxa este ano. “Se tudo ocorrer como previsto, não há dúvidas de que a taxa de desemprego deste ano continuará diminuindo como em 2010”.

Em São Paulo, o índice também subiu no mês passado, passando de 10,1%, em dezembro para 10,5%. Em Porto Alegre e Belo Horizonte, as taxas apresentaram aumento, de 7,2% para 7,3% e de 7,1% para 7,7%, respectivamente. Em Fortaleza, tiveram uma pequena alta de 8,3% para 8,5%. E no Distrito Federal, o desemprego passou de 12,9% para 12,6%.

O nível de ocupação, na média nacional, teve queda de 0,8%. O total de ocupados nas sete regiões pesquisadas foi estimado em 19,785 milhões de pessoas, para uma PEA (População Economicamente Ativa) de 22,076 milhões. Na divisão por atividade, o nível de ocupação cresceu em apenas um dos cinco setores: comércio, com a abertura de 35 mil vagas.

O diretor acredita na redução da taxa este ano. “Se tudo ocorrer como previsto, não há dúvidas de que a taxa de desemprego deste ano continuará diminuindo como em 2010”. Leia mais

Fonte: http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário