quinta-feira, 31 de março de 2011

Governo de PE negocia implantação de Centro de Excelência Industrial

 
 
O Governo do Estado está negociando a implantação de um Centro de Excelência Industrial para capacitar a mão de obra dos empreendimentos no Complexo Industrial Portuário de Suape e entorno. O primeiro avanço será a oferta de cursos de pós-graduação nas áreas de construção e montagem.
 
A previsão é que as aulas tenham início em maio deste ano, nos laboratórios do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), com o preenchimento de aproximadamente 30 vagas. Também deve ser fechada uma especialização na área de manutenção na indústria.
 
“A carga mínima do curso é de 360 horas, mas o profissional de engenharia poderá optar por participar de módulos no setor que resolveu focar, como a soldagem, por exemplo. É provável que o Estado ofereça bolsas de estudo, onde o aluno será submetido a um processo seletivo”, pontuou o coordenador do projeto na Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Sectec), professor Ilo Cardoso.
 
A proposta foi feita pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi). A legalização depende de avaliações pedagógicas e financeiras a serem submetidas à Universidade de Pernambuco (UPE).
 
“Quando os grandes empreendimentos estiverem operando, teremos muita corrosão e danos aos equipamentos. É onde entra a gestão da planta e de logística, que será a segunda etapa desse processo. Por enquanto, temos, principalmente, soldagem e corte de chapa”, elencou Cardoso.
 
A Abendi já tem uma parceria similar junto à Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, onde, segundo o professor, há o único curso de pós-graduação em construção e montagem da América Latina. Em Pernambuco, a discussão para a implantação do Centro de Excelência começou no ano passado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário