sexta-feira, 11 de março de 2011

Navios – O MSC Kalina


O MSC Kalina, é o quinto  navio da classe MSC Beatrice, que deu origem a esta série de 12 navios iguais, encomendados nos estaleiros Samsung e Daewoo na Coreia do Sul, os navios desta classe são os segundos maiores navios porta contêiner em capacidade no mundo, ficando somente atras da classe “E” da Maersk Line, a maior concorrente da MSC.



Estes navios tem capacidade para 13.798 contêineres de 20 pés cada  (TEU), ou 10.500 TEU ( isso se cada um estiver carregado com 14toneladas de carga ), são 366 metros de comprimento. Por isso mesmo sua superestrutura foi movida mais para vante, esta foi uma solução simples para aumentar a capacidade de empilhamento de contêineres, sem haver necessidade de aumentar o comprimento do navio, o que também faz desta classe ser mais resistente, devido ao comprimento menor do que a classe “E” da sua maior concorrente.


A despeito da grande capacidade de carga, o MSC Kalina não é o maior dos navios porta contêineres, mas é a segunda maior classe de navios deste tipo, enquanto que a classe E da Maersk tem 397 metros de comprimento, e 170 mil toneladas, mas segundo o armador, a MSC utiliza uma base diferente de calculo de carga em seus navios, o que na verdade se a Maersk utilizar a mesma base da MSC seus navios da Classe E teriam capacidade nominal de 13.500 TEU que seria inferior a Classe do MSC Kalina. Leia mais sobre esta matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário