sexta-feira, 11 de março de 2011

Tremor fecha empresas, portos e estradas no japão



Montadoras de automóveis, fábricas de produtos eletrônicos, refinarias de combustíveis, portos, ferrovias e aeroportos fecharam em quase todo o Japão depois do terremoto de 8,9 graus na escala Richter que atingiu o país nesta sexta-feira (11).

O tremor representa um novo baque para a economia japonesa, que luta há mais de dois anos para se recuperar da crise financeira – considerada a pior desde a Segunda Guerra (1939-1945).


O tremor, que é tido como o 5º mais devastador do mundo em toda a história e o pior a atingir o país nos últimos 140 anos, apagou estradas do mapa e deixou milhões de moradias sem energia. Ao menos 60 pessoas morreram em decorrência do tsunami gerado pelo tremor, que ocorreu no Pacífico.

Ainda não há sequer um balanço parcial do prejuízo. Aviões militares sobrevoaram as cidades afetadas para analisar os estragos.

Nesta sexta, o Banco Central do Japão disse que fará o máximo para garantir a estabilidade do mercado financeiro. Na Europa, as Bolsas operavam em queda. Os mercados asiáticos também sofreram o impacto, com o investidores preocupados com os efeitos que o terremoto poderá trazer aos negócios das empresas japonesas.

Fonte: http://noticias.r7.com/economia/noticias/tremor-fecha-empresas-portos-e-estradas-e-economia-do-japao-pode-voltar-a-crise-20110311.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário