sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dragagem de Suape: ainda nada a declarar




Um dos programas mais bem-sucedidos do setor portuário nacional, nos últimos três anos, é o da dragagem de aprofundamento. Vários portos nacionais ou já concluíram a dragagem ou estão com ela em andamento.

No entanto, emblemático é o caso do Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco. Desde 2007, o porto tenta, mas não consegue, sair da fase de licitação da dragagem.

O assunto é envolvido em muitos questionamentos em todos os processos iniciados durante a gestão de Fernando Bezerra Coelho à frente de Suape.

Hoje no cargo de ministro da Integração Nacional, por indicação política do governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), Coelho esclarece que não tem nada com o atual certame, que foi suspenso em janeiro último e foi parar, para exame, nas mãos do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

* Polêmicas fazem com que licitação de dragagem de Suape se arraste há três anos


Pior do que a licitação que nunca chega ao final há quatro anos, é tentar obter informação sobre o assunto junto à direção do porto pernambucano.

Em contato com a assessoria de imprensa de Suape, na Intermodal South America, em São Paulo, na tarde desta quarta-feira (6), a única resposta obtida sobre se o edital foi relançado ou não é a de que o assunto é muito complexo, que precisa levantar muitas informações e que isso leva tempo.

Se o porto não pode prestar informação que é pública, quem pode? A assessoria de imprensa do Governo do Estado de Pernambuco procurada para esclarecer se governo vem acompanhando o processo licitatório da dragagem de aprofundamento do porto de Suape que tem esbarrado em uma série de questionamentos, respondeu que as perguntas estavam sendo repassadas para a assessoria direta do Porto de Suape.

Em contato com a assessoria de imprensa do TCU, também nesta quarta-feira (6), a informação é a de que o processo, sob o número 001.202/2011-1, ainda está sendo examinado, portanto a questão ainda não foi julgada.


“Informações sobre possíveis irregularidades só teremos após decisão do Tribunal”, esclarece a assessoria.

Leia também:

* Os impactos da refinaria de Suape ao meio ambiente
* Suape aguarda vencedor de licitação internacional da dragagem

Website: www.suape.pe.gov.br

Fonte: http://www.portogente.com.br/portosdobrasil


* Suape no TCU – II
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário