segunda-feira, 11 de abril de 2011

O que você precisa saber para conseguir um estágio ou emprego



Com a proliferação dos cursos técnicos, tecnólogos e até mesmo alguns bacharelados específicos em logística, temos muitos estudantes nesta área. Claro que muitos deles (idealmente todos) irão ingressar no mercado de trabalho ainda durante seu curso, através de estágios. Nos próximos parágrafos você terá dicas e informações para conseguir seu primeiro estágio – ou melhorar o seu estágio atual.

O currículo

Seu currículo é a primeira e principal porta de entrada numa empresa. É através dele que as empresas decidirão se você será convidado a participar de uma entrevista ou não. Portanto, capriche no seu CV. No cabeçalho inclua seus dados pessoais e forma de contato (não se esqueça de incluir telefones e email).

Nos parágrafos seguintes do seu currículo, verifique 3x que tudo está escrito corretamente. Nada pior para a sua imagem do que erros de português na sua primeira apresentação. Se você não se garante, peça para alguém que entenda corrigir para você, como um professor.

Inclua seu curso atual e outros cursos relacionados que possam interessar ao empregador (línguas, informática, etc). Não minta nem exagere em suas habilidades. Dizer que fala “inglês avançado” e gaguejar numa possível entrevista em inglês (mesmo que seja só uma pergunta pra confirmar que você sabe mesmo) é a certeza de não ser contratado.

Sites especializados em gestão de carreira têm dicas para construir um currículo ganhador, vale a pena ler as dicas que eles oferecem na hora de construir o seu.

A entrevista

O mundo corporativo ainda é bem conservador: a primeira impressão é a que fica. Vista-se sobriamente. Não se espera que um estagiário vista-se como um executivo bem sucedido, mas você irá para uma entrevista que poderá lhe render um emprego, e não estará sentado na cozinha de sua casa.

Use roupas adequadas. Tenha cuidado com a aparência: cabelos, unhas, barba, maquiagem, tudo deve ser cuidado e sem exageros, inclusive no perfume. Por respeito ao entrevistador, não deixe seu celular ligado e claro, seja pontual.

Durante a entrevista, seja você mesmo. Você e suas habilidades são o produto que a empresa quer, então venda-se bem e mais uma vez, seja sincero. Leia tudo o que puder sobre a atuação da empresa e sobre como pode ser sua inserção neste negócio para que você esteja preparado para os diferentes assuntos durante as perguntas. Leia mais

Fonte: http://www.logisticadescomplicada.com/o-que-voce-precisa-saber-para-conseguir-um-bom-estagio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário