segunda-feira, 4 de abril de 2011

Plataforma em Salgueiro pode ser porto seco



A Plataforma Logística Multimodal Miguel Arraes, que será erguida em Salgueiro, pode se tornar uma espécie de filial do Complexo Industrial Portuário de Suape e até levar a “marca” do terminal portuário. De acordo com o secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Sidnei Aires, a intenção é atrair para o Sertão os grupos que estão instalados no Porto.

Algumas empresas já teriam demonstrado interesse em abrir filiais. Para o Terminal de Veículos Automotores, a General Motors (GM), que já possui Centro de Distribuição (CD) em Suape, aparece como potencial cliente. Notícias de bastidores também revelam o interesse da Fiat, montadora italiana com projeto fabril em Pernambuco.

“O Porto de Roterdã, na Holanda, tem portos secos espalhados pela Europa. A ideia é fazer o mesmo aqui. A carga que Suape pega hoje de caminhão poderá levar de trem e distribuir no Interior. A ideia é trazer investimentos privados por meio de arrendamentos. O Estado só vai preparar a infraestrutura. Temos que apresentar Pernambuco com esta solução logística integrada”, pontuou Sidnei Aires. A Plataforma terá áreas para terminais de contêineres e de granéis líquidos.

O Governo do Estado tem o objetivo de construir outros empreendimentos similares no Interior interligados à ferrovia Transnordestina, mas as cidades ainda não foram fechadas. Além destes locais de carga e descarga, o traçado da Transnordestina terá pátios de cruzamento a cada 30 quilômetros. “É uma linha alternativa para que o trem no outro sentido passe.

Ela também servirá para a movimentação de cargas, com armazéns, CDs e terminais de tancagem, desde que isso se justifique”, observou o diretor de Negócios da Transnordestina Logística, Marcelo Marques.

http://www.portosenavios.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário