segunda-feira, 9 de maio de 2011

Drewry e Cleartrade lançam índice de contêiner

WCI cobrirá preços individuais do mercado na maior parte dos trades.



A inglesa Drewry e a cingapuriana Cleartrade Exchange lançaram recentemente um índice de contêineres para ser usado tanto por participantes físicos do mercado quanto por derivativos para administrar os riscos da taxa de afretamento. O Índice de Contêiner Mundial (World Container Index), que será publicado toda quinta-feira, cobrirá os preços individuais do mercado na maior parte dos trades marítimos de contêineres.

Inicialmente, preços de 11 rotas individuais e uma composição de índices serão reportados a cada semana, cobrindo os dois sentidos entre Ásia, América do Norte e Europa. Os dados do índice serão gerados pela Drewry com base em múltiplas fontes do mercado, incluindo transportadoras e intermediários, e serão publicados no WCI marketing Service, uma joint venture de ro-ro formada com a Cleartrade Exchange.

A Drewry e a Cleartrade acreditam que os novos índices de preços do mercado suprirão uma lacuna da indústria, oferecendo um panorama geográfico, bem como a inclusão de rotas de reboque. De acordo com o diretor Administrativo da Cleartrade, Richard Baker, a ação é importante para o setor: "Esse é um grande passo para o mercado de afretamentos derivativos de contêineres e dará uma base robusta aos índices dos trades refletindo um volume físico substancial. Estimamos que o volume físico em 2010 nessas 11 rotas foi de 37 milhões de Teus movimentados", afirmou.

A Associação de Afretamento de Derivativos de Contêiner (Container Freight Derivatives Association) aprovou a iniciativa. O presidente da associação, Brian Nixon, afirmou que os novos índices dão mais equilíbrio ao mercado: "A associação vê os novos índices como sendo justos, confiantes e transparentes. O desenvolvimento deles pela WCI deve trazer mais negócios e estratégias junto com um aumento na liquidez dos participantes do mercado", disse.

O diretor de linhas marítimas e supply chains da Drewry, Philip Damas, afirmou que a volatilidade do setor fez necessária a criação dos novos índices: "A extrema volatilidade do mercado nos últimos três anos e a fraqueza do sistema de contratos anuais elucidou a necessidade de taxas com maior previsibilidade para as linhas de contêineres", atentou.
 

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