segunda-feira, 4 de julho de 2011

Coppe transfere técnica de inovação para a Universidade de Pernambuco



O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da UFRJ, e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) assinaram acordo de cooperação e intercâmbio tecnológico, hoje (4), na cidade de Recife.

O objetivo é transferir para a Universidade de Pernambuco técnicas e metodologias desenvolvidas e aplicadas pela Coppe no projeto Idea, que tem como objetivo estimular alunos e pesquisadores a transformar resultados de pesquisas em produtos e novos empreendimentos.

O acordo, assinado pelo diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, Segen Estefen, e pelo reitor da UFPE, Amaro Henrique Pessoa Lins, prevê a implantação do projeto Idea nessa universidade, integrando técnicas e metodologias aplicadas pela Coppe, além do acompanhamento da equipe que coordena o projeto no Rio de Janeiro.

Criado em 2009, o projeto Idea, que conta com apoio do Sebrae, possibilitou à Coppe mapear, em menos de dois anos, cerca de 50 tecnologias consideradas promissoras. O objetivo é transportar as inovações dos laboratórios para o mercado de forma rápida e eficiente.

De olho na crescente movimentação do Complexo Industrial Portuário de Suape, que hoje movimenta investimentos da ordem de US$ 17 bilhões, a proposta do Idea em Pernambuco é estimular a criação de empreendimentos e produtos de base tecnológica que possam estar em sintonia com os setores industriais e de negócios, voltados para o comércio portuário que se expandem na região. Hoje, o polo situado no complexo de Suape possui mais de cem empresas instaladas e outras 35 em fase de implantação.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário