sexta-feira, 1 de julho de 2011

FRUTAS - PORTO DE FORTALEZA


A infraestrutura e as facilidades disponibilizadas no Porto de Fortaleza para a exportação de frutas aos países da Europa foram apresentadas, ontem, durante reunião semanal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), pelo diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC), Mário Jorge Cavalcanti.

Atualmente, o Porto dispõe de uma linha regular com janela de atracação nas quintas-feiras de meio dia às 18 horas, possui 240 tomadas frigoríficas para refrigeração das frutas e duas câmaras refrigeradas para inspeção dos contêineres pelos órgãos fiscalizadores. "Quando temos mais contêineres do que tomadas alugamos um equipamento chamado power pack, espécie de contêiner gerador que dispõe de tomadas extras", destaca Mário Jorge.

De janeiro até junho deste ano, o Porto de Fortaleza já exportou mais de 22 mil toneladas de frutas para a Europa. A expectativa é de incrementar a movimentação neste segundo semestre, tendo em vista o início da temporada neste mês de julho e picos nos meses de setembro, outubro e novembro. "Desejamos exportar mais de 60 mil toneladas de frutas, alcançando desempenho semelhante às mais de 88 mil toneladas exportadas em 2010", estima.

As frutas que saem do Ceará entram no continente europeu pelos portos de Algeciras (Espanha), Tilbore (Inglaterra), Le Havre (França), Antuérpia (Bélgica) e Rotterdan (Holanda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário