Simplicidade pode ser algo complicado… principalmente na perspectiva da cadeia de abastecimento. Num conceito básico, as empresas devem revisar seus processos, incluindo suprimentos (compras), estocagem e expedição, e assim, desenhar suas instalações logísticas.
O principal “driver” deve ser a visibilidade dos estoques (inventários) e colaboração entre os parceiros da cadeia logística. Todos se beneficiam deste exercício, do presidente ao separador dos pedidos, e por consequência o cliente final.
Conceitos como S&OP (Sales and Operations Planning), BI (Business Intelligence) e suas análises são ferramentas valiosas, mas se você entregar o produto errado ao seu cliente, será mal avaliado…
A fase de coleta de dados é um bom ponto de partida. É comum identificar informações desnecessárias, eliminando dados que servem para apenas uma ou duas pessoas. Estabelecer indicadores-chave de desempenho (KPIs – Key Performance Indicators) pode facilitar ainda mais o processo. Adicionalmente, deve-se mapear sua cadeia de abastecimento, para entender como os produtos se movem. Se há muitos contra fluxos, cruzamentos e tudo mais, é possível que as coisas não estejam indo bem.
Em um CD, gerentes devem focalizar o atendimento de pedidos, e não sufocar seus colaboradores com tarefas desnecessárias. Eles devem criar um ambiente nos quais seus funcionários e recursos (equipamentos) podem desempenhar suas atividades sem obstáculos.
A simplificação de malhas logísticas é igualmente importante. Reduzir o movimento dos materiais e melhor o nível de serviço, sem grandes estoques contribui com benefícios significativos.
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