quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Governo Federal quer discutir túnel que passará pelo Porto de Santos

O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, afirmou, na sua última visita ao Porto de Santos, no dia 12 último, que não teve acesso ao projeto de um túnel que o Governo do Estado de São Paulo construirá por baixo do Porto e que ligará de modo direto os municípios de Santos e Guarujá. Ele comentou a estranha situação, ressaltou que não colocará obstáculos para o projeto de R$ 1,3 bilhão, mas quer ser ouvido.

“Nós vamos conhecer esse projeto, fazer as nossas críticas, que são normais no campo da engenharia, e vamos colocar nossa posição e o que o Governo Federal pensa sobre o assunto. Isso chegará ao Governo de São Paulo. Vamos fazer isso em conjunto, pois sabemos o quanto o túnel é importante para Santos e jamais impediríamos um empreendimento desta envergadura para a região. Só que o túnel deve ser importante para as cidades e para o porto. Isso eu deixo bem claro.”

A ligação seca entre Santos e Guarujá, que hoje não existe e é feita por meio da histórica travessia de balsas entre as duas cidades, atinge diretamente o Porto de Santos. No ano passado, o ex-governador de São Paulo, José Serra, apresentou um projeto que previa a construção de uma ponte estaiada entre Santos e Guarujá. O equipamento teria 80 metros de altura, mas gerou muita polêmica sobre o tamanho da ponte que limitaria a entrada de grandes navios no Porto de Santos.

Mas vieram as eleições de 2010, José Serra deixou o Governo de São Paulo, viu o ex-governador Geraldo Alckmin assumir seu posto e a ponte não foi para frente. Alckmin encomendou novos estudos e a nova proposta foi divulgada no dia 11 último, após a análise de 13 ideias diferentes. A balsa não será desativada e haverá a possibilidade de que caminhões possam usar o túnel para cruzar as duas margens do Porto de Santos, embora o túnel seja prioritário para os veículos de passageiros.

“O nosso trabalho será nesse sentido. O túnel deve ser bom para Santos, Guarujá e para o Porto de Santos”, encerrou Leônidas.

Fonte: http://www.portogente.com.br/portosdobrasil/texto.php?cod=36

Nenhum comentário:

Postar um comentário