quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Site acelera cotação de fretes e abre espaço para pequenos



A editora brasileira Update promete facilitar as negociações no mercado de frete marítimo, transporte que responde por pelo menos 90% do comércio exterior brasileiro. Com o recém-inaugurado portal Zarpar.com, a empresa criou uma ferramenta inédita no país por meio da qual os embarcadores (exportadores e importadores) terão acesso à carteira de fretes marítimos das empresas de navegação previamente cadastradas no sistema.

Com o poder de comparação instantâneo, poderão adotar a melhor estratégia econômica e fechar transações em menor espaço do tempo. Hoje, as cotações dos valores são feitas, via de regra, por correio eletrônico ou por telefone com cada um dos armadores.

Segundo o diretor do Zarpar.com, Martin von Simson, o portal nasce com 40 armadores e 300 NVOCCs (sigla em inglês para transportador que não é proprietário de navio) de contêiner e carga geral. Depois de cadastrado, o embarcador faz uma busca de cotação de certa carga para determinada rota, o Zarpar gera um arquivo relacionando as empresas que dispõem do serviço e os valores de frete. O serviço é gratuito.

O portal levou dois anos para ser finalizado. A receita do produto vem dos anúncios no site, que se soma ao produto líder da editora, o Guia Marítimo, que disponibiliza a lista de armadores com operação na Costa Leste da América do Sul. "O Zarpar é um passo além."

O investimento na primeira fase foi de R$ 1 milhão. Como o sistema de armazenamento funciona em nuvem, o usuário não precisa instalar nada no seu computador.

De acordo com Simson, o sistema está sendo refinado para bloquear consultas entre os concorrentes. Já que a ideia não é ser um leilão de fretes, no qual quem tem o maior poder de barganha (os grandes armadores) acaba por pressionar os menores. "Tivemos um caso e já sanamos."

A Allink, um NVOCC que aderiu ao Zarpar na fase de testes, verificou um aumento nas consultas. Desde o dia 15 de agosto, teve incremento diário médio de 7% no volume de solicitação de cotação. "Temos recebido entre cinco e sete cotações por dia do Zarpar. Cerca de 30% a 40% são de clientes que não estavam no nosso banco de dados, são clientes novos", diz o diretor comercial, André Gobersztejn.

"Sem dúvida resulta em negociação de frete mais vantajosa. A grande vantagem é que o cliente terá várias informações padronizadas em tempo reduzido", diz.

Fonte: http://www.portosenavios.com.br

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