sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como fazer um TCC



Um dos assuntos mais comentados e que mais gera emails com pedidos é sobre a elaboração de um TCC. Afinal de contas, ele será o trabalho que irá coroar anos de estudo e servirá para mostrar o que você conhece e é capaz de fazer em uma área específica.

 Normalmente, serve como porta de entrada para uma área do mercado de trabalho, pois é quando o aluno se especializa no assunto escolhido e aprende um pouco mais, muitas vezes por conta própria.

Mas uma das partes mais difíceis do TCC é colocar o conhecimento e a prática no papel, de forma definitiva e formalizada.

Por isso, já abordamos este assunto antes, incluindo um modelo de TCC para download. Assim, ao menos o esqueleto e a estrutura do documento estão prontos e formatados. Se você ainda não, veja as dicas para realização de um TCC.


Além disso, é preciso fazer as pesquisas. Se seu TCC é na área de logística, um bom ponto de partida é utilizar a ferramenta de busca aqui do Logística Descomplicada. Você a encontra logo abaixo do menu azul no topo da página, a direita. Digite o assunto e veja as matérias que aparecem!

recomendo hoje o livro Trabalho de Conclusão de Curso – guia de elaboração passo a passo. Este livro lhe ajudará desde as etapas do planejamento do trabalho, na estruturação do mesmo (agora você já tem o modelo que disponibilizamos), e o que deve ser apresentado em cada uma das seções do trabalho.

Você sabe a diferença entre o problema de pesquisa, a introdução do trabalho, os objetivos e a metodologia? Estes e outros elementos podem ser complicados para quem nunca realizou um trabalho técnico e acadêmico, mas estão abordados no livro.

Outra fonte comum de erros são as referências. No livro você aprenderá como e quando citar outros trabalhos, e como escrever a lista de referências ao final do seu TCC, sempre respeitando as regras da ABNT.

Este livro você encontra na Livraria Saraiva.

Dedico e indico esse livro pra galerinha da Estácio/FIR (MBA Logistica Empresarial)

Fonte: http://www.logisticadescomplicada.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário