terça-feira, 13 de setembro de 2011

Operações não têm previsão para volta em Itajaí

Atividades dependem de nível do Rio Itajaí-Açu


As operações no Porto de Itajaí, que estão suspensas desde quinta-feira passada, não têm previsão para retomada, segundo informações do próprio Porto. As atividades foram interrompidas devido ao fechamento da barra em decorrência da forte correnteza do Rio Itajaí-Açu. O terminal encontra-se instalado à foz do rio homônimo, que é responsável pelo escoamento da água das enchentes que estão atingindo a região do Vale do Itajaí.

De acordo com a Autoridade Portuária de Itajaí e a APM Terminals Itajaí já foi possível constatar, após redução nos volumes de águas do Rio Itajaí-Açu, um recalque no berço 01, construído pela APMT e que entrou em operações no segundo semestre de 2009. As informações são de que a empresa concessionária do berço e a Superintendência do Porto darão início imediato a um minucioso estudo para avaliar os danos causados.

O Porto também informou que os berços de atracação do Porto Público, APMT, Portonave e demais terminais privativos instalados estão em plenas condições operacionais, podendo iniciar suas operações assim que a atividade de navegação for liberada no rio Itajaí-Açu, após estudo de batimetria que o porto pretende realizar nesta semana.

Segundo a Autoridade Portuári, os prejuízos da suspensão das operações não foram quantificados e a maioria das embarcações, destinadas a atracar em Itajaí, estão aguardando a melhora das condições climáticas para seguir com as operações.

Fonte: http://www.guiamaritimo.com.br/nota.php?id=5571

Nenhum comentário:

Postar um comentário