quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Suape terá térmica a óleo combustível

Grupo Bertin vai investir R$ 2 bilhões na usina, que deverá operar em 2013



O governo de Pernambuco e a Star Energy Participaçãoes - braço de energia do Grupo Bertin - assinaram nesta terça-feira (13) protocolo de intenções no Palácio do Campo das Princesas para a construção de uma termelétrica e de um terminal de granéis líquidos no Complexo de Suape.

O investimento está estimado em R$ 2 bilhões e a estimativa é iniciar a operação em janeiro de 2013.
Apesar da geração de 500 empregos diretos, 2 mil indiretos e outros 4 mil na construção, o empreendimento é considerado controverso, porque aposta numa matriz energética poluente, em desalinho com a onda verde das energias renováveis.

Os executivos defendem que se a termelétrica fosse movida a gás natural não teria viabilidade econômica e o Estado não teria condições de fornecer o gás natural necessário à operação da usina.

"Para gerar 1.000 MW (megawatts) seriam necessários 4 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia e não existe essa disponibilidade no Estado", defendeu o diretor de implantação do empreendimento, José Faustino Cândido.

O executivo também destacou que existe espaço para todas as matrizes energéticas e que o projeto atende a todas as exigências nacionais e internacionais na questão ambiental.

Com a assinatura do protocolo e a liberação do terreno, a empresa poderá solicitar as licenças ambientais e os financiamentos bancários. A térmica terá capacidade para gerar 1.452 MW, volume suficiente para atender a todo o Grande Recife.

Fundado há mais de 30 anos na cidade de Lins, interior do Estado de São Paulo, o Grupo Bertin iniciou suas atividades no segmento de agroindústria. A partir de 2003, expandiu suas operações para os setores de infraestrutura e em 2006 para energia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário