sábado, 22 de outubro de 2011

Governo de PE confirma disputa pela nova fábrica da Volkswagen

Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná também estão na “briga”



Pernambuco apresentou sua armas para atrair uma possível nova fábrica da Volkswagen no Brasil. A última segunda-feira foi toda dedicada a reuniões técnicas entre uma equipe do governo do Estado, comandada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), e representantes brasileiros e alemães da montadora.

A disputa é grande por aquela que seria a quinta unidade industrial do grupo no País, cujas especulações dão conta de que representará um investimento total de R$ 1 bilhão. Estão no páreo a Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná esses dois últimos já possuem plantas da Volkswagen em seus territórios.

Segundo nota oficial enviada pela SDEC, a expectativa é que a empresa anuncie na primeira quinzena de novembro o local onde será implantada a fábrica, que poderá ter uma capacidade para produzir até 250 mil carros por ano e que receberia a linha de produção do Up!, modelo apresentado ao mundo no último Salão de Frankfurt, realizado no mês passado.

Foi justamente nesse evento que o presidente mundial da Volkswagen, Martin Winterkon, confirmou os estudos da empresa para construção de uma nova fábrica de R$ 1 bilhão, tendo Pernambuco como um possível destino. Além disso, meses atrás, representantes da montadora sobrevoaram o Complexo de Suape para conhecer áreas disponíveis.

Por se tratar de um investimento vultoso em um mercado extremamente competitivo, a empresa afirma que as informações não passam de especulações. Diz ainda que a reunião de ontem foi apenas uma etapa preliminar de um levantamento de possíveis alternativas para o aumento na produção de veículos no Brasil.

Vale lembrar que o mistério é uma atitude comum no setor automotivo. O mesmo ocorreu com o projeto pernambucano da Fiat, que, após várias negativas, terminou se confirmando (ver matéria ao lado).

A construção de uma nova fábrica pode ser substituída por investimentos que dobrariam a capacidade das outras três plantas brasileiras, localizadas em São Bernardo do Campo e Taubaté (ambas em São Paulo) e em São José dos Pinhais (no Paraná) a quarta unidade, em São Carlos (SP), é dedicada a produção de motores.

Atualmente, a Volkswagen fabrica 3.600 carros por dia no País. Este ano, deverá atingir 900 mil automóveis, sendo que 150 mil deles são voltados para exportação. As projeções do grupo são de vender 4 milhões de veículos até 2014 (1 milhão por ano). Para suprir essa necessidade, novos aportes foram anunciados em 2009 para as fábricas brasileiras e, recentemente, ampliados. Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário