Uma grande reforma irá tornar o Porto
de Cabedelo mais eficiente e atrativo.
Entre as obras, estão o reforço da parede do cais vai para se adequar aos
navios de grande porte que atracarão após a dragagem. Nos próximos três anos,
serão investidos R$ 500 milhões, sendo R$ 343,7 milhões da Lei
Orçamentária Anual de 2012, que está em tramitação na Assembleia Legislativa.
Segundo o presidente da Companhia Docas da
Paraíba, Wilbur homes Jácome, nos últimos 40 anos o porto não passou por uma
manutenção dessa magnitude. Wilbur destaca que o governador Ricardo Coutinho
quer resgatar a infraestrutura logística do
Estado, e o porto, que se ressente de investimentos há décadas, está inserido
nesse plano.
Características
O Porto de Cabedelo tem vocações específicas. Uma
delas é a operação com granéis sólidos, já que a Paraíba tem uma das maiores
reservas de calcário. As fábricas de cimento vão movimentar pelo porto cerca de
1 milhão de toneladas desses produtos, um volume considerado substancial até para
portos do tamanho de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará.
Outra vocação do Porto de Cabedelo é a
movimentação de combustíveis, operação que gera um grande volume de ICMS.
Wilbur revela que, quando o porto estiver modernizado, poderá ser inserido no Plano
Nacional e Cabotagem para movimentar contêineres
de cargas nacionalizadas, aquelas que circulam entre portos
brasileiros.
O projeto de expansão e manutenção das
atividades portuárias na Paraíba já foi entregue ao Ministério da Pesca e
Aquicultura, e os recursos deverão sair do Programa de Aceleração do Crescimento
(PAC).
Dragagem
As obras da dragagem do porto
serão retomadas. O calado vai passar dos atuais 9,14 metros para 11 metros de
profundidade. Cerca de 1.300 metros estão sendo dragados e já foram executados
92% dos trabalhos com investimentos de R$ 47 milhões.
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