segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Integração entre modais deve ser prioridade


 
Na visão de gestores e empresas de logística do País, a integração entre modais deve ser uma prioridade quando se fala em investimentos nessa cadeia. Levantamento da Amcham junto a esse público indica que 97% têm essa opinião.

Os consultados pela Amcham dizem que os modais menos interconectados são: ferroviário (37%); aéreo (19%); terrestre (15%); e marítimo (11%).

Os ouvidos são unânimes (100%) ao apontar que a integração entre os players é fundamental para uma gestão eficiente de riscos em transporte e distribuição de cargas. Esse movimento, segundo eles, traz ganhos em termos de assertividade (52%) e em múltiplos aspectos de competitividade (37%).

Na avaliação dos executivos, ainda é baixa ou muito baixa (48%) a interconexão entre os agentes do segmento no Brasil. Para 19%, é suficiente e, para 26%, muito boa.

Em termos de riscos logísticos, os players percebidos como os menos integrados são: embarcadores e despachantes (33%); seguradoras (15%); e transportadoras (11%).

Para a sondagem, a Amcham ouviu 27 empresários, executivos e gestores logísticos que participaram de comitê da área em São Paulo no dia 26/07. Na amostra consultada, 48% já realizam um trabalho estruturado visando a integração com outros agentes e uma parcela de 37% ainda não o faz, mas sente essa necessidade.

Comitê de Logística - O comitê de Logística da Amcham-São Paulo reúne empresários e executivos da área e gestores logísticos de grandes, médias e pequenas empresas para debater aspectos da cadeia no País.

No encontro do dia 26/07, ocasião em que foi aplicada a pesquisa, foi analisado o tema “Playes Unidos por uma Gestão de Riscos”, com as presenças de Nelson Ricardo Silva, diretor adjunto do Grupo GV Risco, e Mairton de Souza, vice-presidente de Transportes da ACE Seguradora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário