domingo, 13 de novembro de 2011

Porto do Recife sai na frente e inicia obras para receber turistas



Receber o turista que chega pelo mar num verdadeiro complexo que reúne serviços, cultura, agilidade e segurança no mesmo padrão dos grandes aeroportos mundiais. Esse será o papel do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) do Porto do Recife, que teve nesta segunda-feira (07/10) o início das obras de requalificação. Outros seis portos brasileiros também passarão por requalificação para atender à demanda da Copa de 2014. 

Com a presença do governador Eduardo Campos e do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, a solenidade ocorreu no armazém 7. O custo total do projeto é de R$ 25, 7 milhões, sendo R$ 21,8 milhões através do convênio com o governo federal. A previsão de término é fevereiro de 2013 - dez meses antes do prazo máximo estipulado pela União.

“A presidenta determinou investimentos em sete terminais (Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo) que precisam estar prontos em dezembro de 2013. E o Porto do Recife nos dá esse presente de sair na frente dos outros. Isso demonstra a importância que o Governo de Pernambuco está dando ao projeto da Copa do Mundo”’, elogiou o ministro.

Atualmente, todos os serviços de embarque e desembarque de passageiros são feitos no Armazém 7. Para manter o porto operando durante as intervenções, foi elaborado um plano de trabalho que estabelece primeiramente a construção do novo prédio da Sala Pernambuco. Numa área de 900 m2 divida em três pavimentos, a Sala Pernambuco ofertará vagas de estacionamento coberto para 30 carros na área térrea.

Já no primeiro andar do espaço, os passageiros poderão realizar procedimentos de check-in e, ao mesmo tempo, conhecer a cultura pernambucana num espaço reservado a exposições culturais. “Queremos receber bem os nossos passageiros, para que o nosso estado fique na lembrança dessas pessoas não só pelos lances bonitos do futebol, mas pelo seu acervo cultural e um lugar de uma gente trabalhadora”, ressaltou Eduardo.

O pavimento superior do prédio ainda abrigará as instâncias dos órgãos de fiscalização e segurança, a exemplo da Polícia Federal, ANVISA, Receita Federal, além da administração local. É também no último andar que se dará o acesso ao armazém 07, por meio de uma passarela suspensa. Já o antigo armazém de cargas de número 7 passará por uma grande reforma, passando a funcionar como espaço de lazer e de serviços em gerais, com praça de alimentação e lojas. A sala de embarque e desembarque com esteira rotativa vai permanecer no local.

O Porto do Recife ainda será reformado e terá ampliado 500 metros de cais, para aumentar de um para três a capacidade de acomodação de navios transatlânticos. Com isso, a oferta de leitos na cidade durante a Copa poderá subir em cerca de 10 mil leitos. O investimento de 60 milhões é uma parceria dos governos estadual e federal.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio lembrou os esforços feitos nos últimos cinco anos para que o Porto pudesse retomar sua operação. “Temos trabalhado para devolver a força que ele já teve em outros momentos. E esse ato contribui para isso, quando somos o primeiro porto a nos adequar, fincado pronto, Inclusive, para a Copa das Confederações”, comemorou.
Fonte: http://www2.pe.gov.br/web/portal-pe/exibir-noticia?groupId=199430&articleId=1103194&templateId=206875

Nenhum comentário:

Postar um comentário