segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pernambuco destaca-se no ranking nacional de sustentabilidade e é o número 1 do Nordeste


Pernambuco está no topo do ranking do grupo Economist, juntamente com AM, MG, RS, SC e SP, nos indicadores de estratégia de proteção ambiental, incentivos fiscais e qualidade da legislação

O primeiro Ranking de Gestão dos Estados Brasileiros, elaborado pela Unidade de Inteligência do grupo inglês Economist, patrocinado pelo Centro de Liderança Pública e publicado com exclusividade pela revista VEJA, revela quais são os estados brasileiros mais preparados para receber o fluxo recorde de investimento estrangeiro que chega ao País graças à estabilidade econômica interna e à proximidade da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

O objetivo do estudo é “ajudar a balizar os administradores públicos, a fim de que eles promovam as reformas necessárias e, assim, aumentem a sua capacidade de atrair o investimento estrangeiro e também nacional.” Para fazerem o ranking, os pesquisadores analisaram 25 indicadores em oito quesitos – As tabelas, indicadores e metodologia podem ser conferidos no link:


Segundo Luiz Felipe d’Ávila, diretor-presidente do Centro de Liderança Pública, “a meta principal é fortalecer as instituições e evitar o personalismo. Por isso, não foi analisado o desempenho dos governantes, mas das políticas públicas implementadas. Instituições vigorosas estão na base do sucesso de uma nação”.

“A pesquisa mostra que a robustez das instituições explica o desempenho dos estados que estão no topo da avaliação. São Paulo está entre os três primeiros em sete dos oito quesitos e lidera a classificação geral. Já o Piauí, o último colocado, é exatamente o oposto — trata-se de um estado com instituições sucateadas e um poder público deficiente”, diz a reportagem da Veja.

RANKING DA SUSTENTABILIDADE

Além de avaliarem ambiente político, econômico e recursos humanos, os pesquisadores focaram especificamente sobre a maneira como os estados brasileiros lidam com a questão ambiental. A preservação dos recursos naturais é, atualmente, um ponto estratégico para a atração de investidores.

Nesse tópico, a força das instituições também se mostra decisiva. Segundo a pesquisa, “a fiscalização diligente, uma legislação rigorosa e o incentivo a estudos na área dão um lugar de destaque ao Amazonas. Já o vizinho Pará ocupa o último lugar devido à frouxidão de seus sucessivos governos em relação aos devastadores. É preciso semear modelos de gestão por todas as unidades da federação, se não quisermos perder o trem de alta velocidade da história. É essa a lição do ranking aos governantes”.

No quesito Sustentabilidade, o Estado de Pernambuco aparece em primeiro lugar no Nordeste e em terceiro lugar no ranking nacional. No seu segundo mandato, o governador Eduardo Campos vem dando atenção especial às questões ambientais: criou a inédita secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (e convidou o empreendedor e ambientalista Sérgio Xavier.

Para estruturá-la e dirigi-la); lançou o programa Suape Sustentável (que ampliou área de proteção ecológica de 48% para 59% da área portuária e promete zerar o passivo ambiental de mais de 30 anos); apresentou o primeiro Plano Estadual de Mudanças Climáticas; iniciou um ousado plano de recuperação de margens de rios, com plantio de mais de um milhão de espécies nativas; está formulando um programa de incentivo a energias renováveis e tecnologias verdes, como os veículos elétricos; e anunciou a criação de novas unidades de conservação, totalizando 81, incluindo as primeiras reservas estaduais na caatinga.

“Contando com o compromisso decisivo do governador Eduardo Campos, estamos redimensionando os órgãos ambientais do Estado, estruturando políticas públicas interconectadas e desenvolvendo um moderno sistema de gestão em rede que vai integrar o governo e as prefeituras, gerando resultados relevantes e duradouros. Precisamos aproveitar o crescimento econômico para investir em soluções sustentáveis, com inclusão social. Ainda estamos aquém do que precisamos e podemos atingir, mas, em comparação com outros Estados do Brasil, Pernambuco demonstra que está avançando com mais velocidade”, diz o secretário Sérgio Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário