segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SEP se prepara para divulgar o PNLP

A equipe já concluiu a avaliação de todos os portos nacionais e dos Planos Diretores dos 15 principais portos



Prestes a divulgar o Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP), elaborado para traçar o real panorama portuário nacional a fim de projetar e garantir investimentos para os próximos anos, a Secretaria de Portos (SEP), reafirma a importância deste estudo para a retomada do planejamento estratégico de forma sistêmica e integrada.

De acordo com a Diretoria de Sistemas e Informações Portuárias da SEP, nos últimos meses surgiram uma série de eventos – seminários, congressos, encontros e palestras – cujo tema “Planejamento Portuário” vem sendo explorado. “Esses movimentos não contam com o apoio da SEP e não possuem autonomia para tal divulgação”, ratifica o Diretor e Coordenador do Projeto, Luis Cláudio Montenegro.

O PNLP, elaborado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), deverá ter sua ampla divulgação em meados de março e será feita exclusivamente pelo Governo Federal, por meio desta Secretaria.

A equipe já concluiu a avaliação de todos os portos nacionais e dos Planos Diretores dos 15 principais portos. Além disso, está em fase de finalização o estudo da SEP, em cooperação com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para a definição de um modelo institucional de gestão.

O Plano irá contemplar também um prognóstico (projeções e tendências) para avaliação de cenários com análises, e apresentará o conjunto de proposições de ações de médio e longo prazo que permitirão a tomada de decisões fundamentadas em seis principais áreas temáticas: infraestrutura; superestrutura e operações; logística e hinterlândia; economia e finanças; gestão; e meio ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário