segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Desemprego em queda no país e em Pernambuco



Será que alguém imaginava que 2011 iria acabar com o IBGE divulgando que a taxa de desemprego em novembro foi de apenas 5,2%, a menor desde o ínicio da série, em março de 2002? Na Região Metropolitana do Recife não foi diferente.

A desocupação de 5,5% foi a menor dos últimos nove anos. Mesmo com uma metodologia diferente – e percentuais também – o Dieese confirmou a queda recorde (12,8% em novembro para a RMR). Será que esta realidade se segura em 2012? Possivelmente, sim. Especialmente em Pernambuco.


“Nossa expectativa é a de que o desemprego pode cair mais em dezembro e começar janeiro em baixa também”, afirma Jairo Santiago, coordenador regional da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do Dieese.

O setor de serviços – que inclui a hotelaria – deve ser um dos mais beneficiados. Ele também aposta em um bom ano para a construção civil, tanto no segmento de edificação quanto no de reforma. “Cinco anos atrás, divulgávamos um contigente de 45 mil empregados na construção. Hoje são mais de 100 mil. Só na RMR”, diz Santiago.

Outra boa notícia para o trabalhador local é a recuperação da renda. Nos dois últimos meses, a renda média do trabalhador do Recife ultrapassou a de Salvador. Podemos estar longe ainda de receber como o pessoal do Distrito Federal, São Paulo ou Porto Alegre.

Mas fomos os únicos a ter aumento do rendimento real nos últimos 12 meses (2,5%). Embora não aposte em um desempenho nacional tão bom quanto o do estado, o coordenador regional da PED destaca que alguns fatores devem beneficiar a geração de empregos no país. Leia mais

Fonte: http://pedesenvolvimento.com/2012/01/02/desemprego-em-queda-no-pais-e-em-pernambuco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário