segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Importância de Suape para a indústria petrolífera: Entrevista com Sílvio Leimig



A 5X Petróleo dessa semana é com o Diretor do Fórum Global Suape, Silvio Leimig. Na entrevista ele fala sobre os investimentos no Complexo pernambucano e qual a importância estratégica do Porto para a indústria petrolífera.

1X) Quais aportes e investimentos o Complexo de Suape adquiriu ao longo desses anos e quantas empresas estão se instalando no Porto?

O Complexo Industrial Portuário de Suape tem experimentado um grande crescimento no passado recente. Para se ter uma idéia, até 2006, durante os seus 28 anos de funcionamento, foram aportados cerca de USD 2 bilhões de dólares pela iniciativa privada. Somente de 2007 até hoje, mais de US$ 22 bilhões em novos investimentos estão sendo investidos.

Atualmente mais de 100 empresas se encontram em operação e outras 25 em fase de implantação. É um crescimento simplesmente fantástico. Trata-se do Complexo Industrial Portuário que mais cresce no país na atualidade. Não é à toa que SUAPE foi eleito, por duas vezes consecutivas, o melhor porto público do Brasil.

Em 2007, pelo Instituto de Pós-Graduação, Pesquisa e Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, em 2010, pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS). Um outro dado importante: a estimativa para 2016 é uma movimentação de 50 milhões de toneladas.

2X) Qual a importância estratégica do Complexo de Suape para a indústria petrolífera?
São muitos os diferenciais competitivos de SUAPE, entre eles podemos citar a sua excelente infraestrutura, ótima profundidade (15,5 metros no Porto Interno e 20,0 metros no Porto Externo), além de ser um porto abrigado e quase sem assoreamento.

O modelo de gestão “Landlord Port”, onde Suape é responsável pela infraestrutura e as empresas privadas constroem e operam, tem se mostrado bastante eficiente. Um outro grande destaque para Suape é a sua grande retroárea. Enquanto o Porto de Rotterdam, hoje o maior da Europa, possui uma retroárea de 5.000 hectares para a instalação de empresas, Suape possui 7.500 hectares.

Sendo assim, o Projeto SUAPE GLOBAL vem oferecer ao mundo uma opção de investimento em um Complexo Industrial Portuário de águas profundas e tranquilas, dotado de toda a infraestrutura necessária para as indústrias interessadas. Sem falar nos incentivos fiscais provenientes dos Governos Federais, Estadual e Municipal. Na área federal, redução de 75% do Imposto de Renda.

 Na área estadual, redução de 75% a 95% do ICMS. E ainda são oferecidos incentivos municipais inerentes a cada cidade. E é a partir de Suape que poderão ser oferecidos produtos e serviços para as empresas que estão se instalando em Pernambuco, para as novas refinarias do Nordeste, para o pré-sal no Sudeste/Sul e para a costa oeste da África. Leia mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário