segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Suape: crescimento sem agressão ao meio ambiente



Desenvolver ações integradas e duradoras que preservem o meio ambiente no entorno do maior canteiro de obras do Brasil. Esse é o objetivo do Programa Suape Sustentável, lançado pelo governador Eduardo Campos na manhã desta quarta-feira (29/06), no auditório do Centro Administrativo do Complexo, no município de Ipojuca. “É hora da gente transformar esse desenvolvimento de Suape numa referência para o Brasil e para o mundo sem que isso signifique agressão ao meio ambiente”, defendeu o governador.

Na ocasião, Eduardo assinou 11 projetos entre decretos, editais, ordens de serviço e convênios para execução de ações nas áreas de infraestrutura, controle urbano e ambiental, habitação, reflorestamento da Mata Atlântica, transporte público e segurança. Parcerias com a Refinaria Abreu e Lima e com o Estaleiro Atlântico Sul também foram firmadas. As ações de sustentabilidade definidas para Suape são o resultado dos estudos que estão definindo um novo Plano Diretor e Estratégico para o Complexo. "Estamos dando mais um passo para a institucionalidade de uma nova governança num território tão estratégico para Pernambuco como é o Porto de Suape”, afirmou o governador.

Entre os principais projetos anunciados hoje está o convênio com o BNDES, no valor de R$ 11 milhões, para ações de controle urbano ambiental no Território Estratégico de Suape. Os recursos serão administrados pela Agência Condepe Fidem, da Secretaria de Planejamento e Gestão. Outra ação que integra o programa é o financiamento de R$ 83 milhões junto à Caixa Econômica para a construção de casas através do Pró-Moradia, que vai beneficiar 6,2 mil famílias que vivem próximas à Suape em áreas consideradas de adensamento urbano.

O programa também instituiu a criação do Fórum Sustentável que reunirá um grupo de trabalho com os principais agentes envolvidos no projeto. O objetivo é dar continuidade as discussões e, assim, consolidar modelo de gestão de desenvolvimento sustentável que sirva de referência para outros estados do Brasil e do mundo. "Suape vai ser reconhecido no Brasil e no mundo por atender a indústria do futuro ao ter formulado um modelo de gestão de sustentabilidade", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do porto, Geraldo Julio.

BALANÇO
Durante a solenidade, o vice-presidente de Suape, Frederico Amâncio, apresentou os números do crescimento de Suape e os projetos sustentáveis que já são desenvolvidos no Complexo. ‘”Suape é o maior canteiro de obras do Brasil, nem (o porto de) Santos tem uma carteira de empreendimentos tão diversificada”, comparou Amâncio, que salientou a preocupação do governo com a forma de crescimento “é importante que essa concentração de investimentos não traga impactos negativos para o meio ambiente", ressaltou. Leia mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário