domingo, 25 de março de 2012

Impacto do novo polo será estudado



O governo pernambucano vai estudar aos impactos positivos e negativos do novo polo de desenvolvimento econômico de Pernambuco, o Litoral Norte, embora grandes obras já tenham começado por lá. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) abriu ontem uma licitação para contratar uma consultoria para mapear a área de influência dos projetos e realizar o planejamento das ações que o diagnóstico concluir necessárias.

O epicentro do desenvolvimento do Litoral Norte é o município de Goiana. Porém, no total são 13 cidades. As outras são Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma, Itaquitinga e Timbaúba.

Com terras planas e acesso fácil à BR-101, Goiana receberá uma fábrica de automóveis da Fiat, com 3.500 empregos, um polo farmacoquímico com 1.985 mil vagas e uma fábrica da Companhia Brasileira de Vidros (CBVP) com 370 postos de trabalho.

Mas os primeiros impactos já estão ocorrendo, com a terraplenagem da Fiat iniciada, assim como as obras civis da CBVP e da Hemobrás.

A pressão social ficará ainda maior na região com o início da construção da fábrica da Fiat propriamente dita, prevista para maio. No pico, as obras da montadora vão contar com 7 mil funcionários.

A Secretaria de Desenvolvimento foi procurada para comentar a licitação da consultoria, mas informou que não havia porta-voz disponível.

De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial do Estado, a consultoria trabalhará na “elaboração de diagnóstico, planejamento de ações, definição de sistemática de monitoramento e apoio à implementação de ações de curto prazo da gestão integrada dos territórios dos municípios anfitriões de investimentos da cadeia produtiva automotiva e entorno (área de influência dos empreendimentos). O objetivo é equacionar os impactos sociais, econômicos e territoriais locais e regionais”.

Fonte: http://pedesenvolvimento.com/2012/03/24/impacto-do-novo-polo-sera-estudado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário