sábado, 17 de março de 2012

Produção de pás eólicas deve começar em abril


Molde já partiu de navio da Índia, onde fica sede da Suzlon, 5º maior grupo do mundo no fornecimento de turbina eólica, e deve gerar 21 pás/mês

A Aeris Energy, companhia paulista que acaba de construir uma fábrica de pás para aerogeradores no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, aguarda para o final deste mês e início de abril a chegada do molde para confecção das pás. O molde já partiu de navio da Índia, onde fica a sede da Suzlon, o quinto maior grupo do mundo fornecedor de turbina eólica e um dos clientes da Aeris.
Bruno Vilela Cunha, diretor executivo da Aeris, diz que a fábrica só não entrou ainda em operação por causa do atraso no envio do molde. O prejuízo resultante da demora na operacionalização será, segundo o diretor, recuperado quando for iniciada a produção. “Vamos acelerar essa produção”, afirma.
Com a chegada do molde, a Aeris Energy espera produzir uma média de 21 pás eólicas por mês. “Depois de estabilizada a produção, o que deverá ocorrer dentro de três a quatro meses, esperamos tirar 21 pás por molde/mês”, explica Bruno Cunha, lembrando que começarão a produzir a partir de um único molde da Suzlon, com a possibilidade de virem a produzir mais um do grupo indiano e outros três moldes de outros clientes que estão em negociação com a fábrica do Ceará. 
A direção da Aeris também está vendo a possibilidade de atrair para o Ceará fornecedores para sua indústria. “Estamos conversando com potenciais fornecedores para possível instalação aqui, mas o que está faltando são benefícios por parte do Governo do Estado, mais especificamente disponibilidade de terras para implantação desses empreendimentos e incentivo fiscal”, aponta. No momento, as conversas estão bem adiantadas com dois fornecedores europeus, um de fibra de vidro e outro de resina. Localmente, Bruno Cunha destaca os investimentos da Makro Engenharia em máquinas para atender o setor eólico, em serviços de logística.
Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Roberto Smith, a Aeris já iniciou a contratação de funcionários, informação confirmada pela empresa. A fábrica já dispõe de 35 funcionários e, com a chegada do molde, mais 20 serão contratados em abril e, assim, sucessivamente (20 por mês) até atingir 150 funcionários non final do ano.
 A Aeris está negociando com o Governo do Estado a realização de treinamento no Centro de Treinamento Técnico do Ceará, no complexo do Porto do Pecém. “Esperamos que até o meio do ano tenham começado os treinamentos. Enquanto isso não acontece, estamos realizando a capacitação na própria fábrica”, conclui o diretor técnico da empresa, Bruno Vilela Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário