segunda-feira, 23 de abril de 2012

Movimento no Pecém sobe 29%



Porto mantém a liderança nacional em exportação de frutas e a segunda colocação em calçados

Foram movimentadas, por meio do Porto do Pecém, 869 mil toneladas de mercadorias, no primeiro trimestre desse ano, o que representa um aumento de 29% ante igual período do ano passado, quando o resultado marcou 676 mil toneladas.

As importações registraram 660 mil toneladas, enquanto as exportações contribuíram com 209 mil toneladas.

O porto cearense manteve a liderança nas vendas internacionais de frutas e calçados, ficando na segunda colocação na importação de produtos siderúrgicos. Nos três primeiros meses de 2012, o Pecém anotou participação de 30% na exportação de frutas, seguido pelos portos de Parnamirim, com 24% e Santos, com 11%. Na exportação de calçados, a participação do Pecém foi de 38%.

Cimentos
Após conquistar a primeira colocação na exportação de frutas e calçados entre todos os portos brasileiros, o Porto do Pecém assumiu a liderança na importação de cimentos não pulverizados (clínquer), com participação de 47%, seguido pelos portos de Santarém com 15% e Suape, em Pernambuco, com 10%. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

O porto exportou também 59 mil toneladas de minérios, 52 mil de frutas e ainda seis mil de calçados.

O Ceará contribuiu com 70,7% dessas exportações, seguido pelo vizinho Rio Grande do Norte com 25%. Os principais destinos foram Holanda, com 48%, Grã Bretanha, com 25%, Espanha com 11% e Estados Unidos, com 7%. No primeiro trimestre, passaram pelo Pecém 110 navios, o que representa uma média mensal de 37 embarcações.

Fonte: http://pedesenvolvimento.com/2012/04/22/movimento-no-pecem-sobe-29/

Nenhum comentário:

Postar um comentário