sábado, 28 de abril de 2012

Obras da Fiat começam em 30 dias


As obras civis da Fiat começarão em 30 dias, afirmou ontem o prefeito de Goiana, Henrique Fenelon. 



O início exato da construção da montadora de R$ 4 bilhões não é confirmado pelo grupo italiano ou pelo Estado. Mas com a chamada “área prioritária” do terreno de 440 hectares pronta, a expectativa é grande com o projeto, que vai gerar 4.500 empregos diretos e milhares de outros com fornecedores que acompanharão a Fiat.

O Cine Teatro Polytheama, no município, foi palco ontem do I Fórum Empresarial do Polo Econômico de Goiana, promovido pela Agência de Desenvolvimento de Goiana (AD Goiana). O encontro foi o primeiro na cidade a tratar dos megaprojetos. “Este é um evento didático, até pedagógico”, comentou Fenelon.
O secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão, reforçou o tom didático. Explicou ao lotado auditório as dificuldades da mão de obra para Suape, onde 25% são de gente de fora do Estado, como exemplo do que deve acontecer em Goiana. “Isso não é nenhum alarme. Como nos falta tradição em algumas áreas, temos que mesclar competências”, argumenta Maranhão.
Ele lembrou o mapeamento de 13 municípios, “de Abreu e Lima a Goiana” e de “Timbaúba a Goiana”, num raio de 30 minutos da montadora, e o compromisso de empreiteiras de não contratar na porta dos canteiros de obra. O objetivo é evitar ocupação desordenada por migrantes em busca de emprego.
A AD Goiana surgiu de outra preocupação: com o risco de descontinuidade nos preparativos para os grandes projetos por causa da política municipal, conta o presidente da Agência, Rodrigo Augusto de Oliveira, que tem mandato de cinco anos.
Também de olho no futuro, a Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio) apresentou pesquisa qualitativa sobre o mercado de trabalho na cidade. “Goiana vai crescer muito. Os gestores também têm que se preparar para aplicar bem os recursos”, diz o presidente da Fecomércio, Josias Albuquerque, que estaria intermediando a instalação de dois hotéis de um grupo belga no município.
JORNAL DO COMMERCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário