sexta-feira, 20 de abril de 2012

Trabalhe nas gigantes – Descubra como




Antes de começar a cadastrar currículos e se inscrever nos concursos, é preciso saber o básico sobre as empresas. Assim como o estudante Daniel Felipe, que está engajado em explorar a carreira, profissionais da Vale, Petrobras e do Grupo EBX dão dica para quem quer construir carreira desde já.

SALÁRIOS
A Vale e o Grupo EBX não divulgam a remuneração dos empregados. Já na Petrobras, nos cargos de nível médio elas começam em R$ 2.896 mil. Para o superior, faixa mínima inicial é R$ 6,883 mil.

FORMAÇÃO
Na Vale, existem oportunidades para estudantes do nível médio e técnico, além de superior. De acordo com o Grupo EBX, a experiência conta muito e pode ser um diferencial. Para a Petrobras, quem faz especialização técnica em eletrônica poderá encontrar boas chances na empresa, nos próximos anos.

IDIOMAS
Na Petrobras e na Vale, não é obrigatório ter inglês, mas pode ser útil para cumprir trabalhos específicos. No Grupo EBX, é imprescindível para algumas funções e, para outras, é desejável ou pode ser um diferencial.

QUALIFICAÇÃO
Projetos sociais e envolvimento com Ongs ambientais são boa ideia para o candidato. Todas as três empresas aprovam e acham válido para o currículo. Na Petrobras, não é diferencial, porque no concurso é avaliado o conhecimento. Cursos de especialização e informática também são bons para a experiência.

OUTROS CURSOS
Estudantes de cursos como Letras ou Direito podem encontrar vagas também. O indicado é conferir os editais e analisar os detalhes das vagas. Logicamente, estão em maior número as chances para petróleo, gás e formação técnica. Mas outras funções também estão abertas.

Veja que tipo de perfil as empresas esperam contratar

VALE
Segundo a gerente de recrutamento e seleção da Vale, Renata Romeiro, a empresa valoriza os motivados a construir carreira, dinâmicos e que tenham consciência ambiental. “Além disso, deve saber atuar em diversos cenários e lidar com mudanças. Sobretudo respeito à vida e cuidado com o meio ambiente são aspectos avaliados durante a contratação”, diz.

PETROBRAS
O gerente de gestão do efetivo da Petrobras, Lairton Corrêa, afirma que se destaca quem busca para ele e para a organização resultados. “Internamente, observamos competências a serem trabalhadas”, afirma ele, que indica o site www.profissoesdefuturo.com.br para auxiliar o candidato nessa questão.

GRUPO EBX
Para a diretora de Recursos Humanos Corporativo do Grupo EBX, Samanta Pereira, o candidato deve ter “excelência técnica e alta eficiência, além de visão multidisciplinar e dinamismo, ser colaborativo e estar antenado à tecnologia”.

Trabalho longe da mesa do escritório
No Grupo EBX, há a possibilidade de trabalhar fora do escritório. “A disponibilidade do candidato para viagens é importante para certas funções”, afirma a diretora de Recursos Humanos Corporativo do Grupo EBX, Samanta Pereira.

A empresa, que tem sede no Rio, atua em nove estados e tem escritórios no Chile, na Colômbia e nos Estados Unidos.

Na Petrobras, há funções em plataformas, navios, refinarias e escritórios no exterior. Embarcados trabalham 14 dias seguidos e têm 21 de folga. Em refinaria, os horários são mistos.

Na Vale, há trabalho em navio, com prestação de serviço com transporte e em armazenamento de contêineres, marítimos ou ferroviários.
FONTE: http://portalmaritimo.com/2012/04/16/trabalhe-nas-gigantes-descubra-como/

Nenhum comentário:

Postar um comentário