terça-feira, 22 de maio de 2012

EcoRodovias entra no setor portuário




O grupo EcoRodovias comprou 41% de participação no Terminal para Contêineres da Margem Direita (Tecondi) do porto de Santos. O negócio fechado por R$ 540 milhões inclui a opção de compra dos 59% restantes em um ano. 

A estratégia, porém, é assumir o controle até o fim do ano. A compra foi feita com 30% de capital próprio e 70% por meio de emissão de dívida, disse o presidente da companhia, Marcelino Rafart de Seras, em entrevista exclusiva ao Valor.

As ações foram adquiridas do grupo Formitex, que há uma semana assumiu o controle integral do Tecondi, com a finalização da compra da parte do sócio, o grupo Barbeito. O atual presidente do Tecondi continua sendo o executivo Cesar Floriano, do Formitex. O novo vice-presidente do terminal é Luis Opice, presidente da Elog - braço de logística da EcoRodovias.

A aquisição inclui ainda a Termares (armazém alfandegado) e a Termlog (de transporte e logística) que dão apoio às operações do Tecondi, o único dos três com saída para o mar. O terminal tem três berços de atracação privativos, com extensão de 703 metros, e cinco pátios de armazenagem que totalizam retroárea de 181 mil m2.

Com a compra do complexo Tecondi - primeiro ativo portuário da EcoRodovias - a área de logística passa a responder por 35% da receita da companhia ante fatia atual de 14%. O principal negócio do grupo ainda é a concessão rodoviária nas regiões Sul e Sudeste.

Com os ecopátios Cubatão e Imigrantes e as demais unidades da Elog Sudeste - localizadas em um raio de até 200 quilômetros do porto de Santos - a EcoRodovias tende a dinamizar a atual capacidade da instalação portuária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário