quinta-feira, 17 de maio de 2012

Uma cidade planejada

Cabo ganha projeto Convida Suape, maior do país com o conceito de planejamento e 470 hectares de área

20120516-180035.jpg


O Cabo de Santo Agostinho, distante apenas 40 quilômetros do Recife, abrigará até o fim de 2022 a maior cidade planejada por um grupo da iniciativa privada do Brasil, com 470 hectares. A Convida Suape, com título sugestivo, será um verdadeiro mundo paralelo em Pernambuco, com dez bairros autossuficientes, ecourbanizados e com detalhes trabalhados para funcionarem sincronicamente.

O público-alvo do empreendimento será diversificado e inclui integrantes das classes D, C, B e A, migrantes de outros estados ou cidades, trabalhadores de Suape e famílias em busca de qualidade de vida. Para completar, a mobilidade dentro do projeto será trabalhada com o conceito de walkability, que significa dar condições de “andar a pé” aos moradores.

Para entender melhor o conceito da “cidade”, imagine uma família padrão com quatro integrantes: José e Maria Silva são os pais e Bruno e Bianca Silva os filhos. Eles estão no Portal Oeste, primeira área construída da nova cidade, que será entregue em 2014 e inclui um bairro de uso misto e o bairro destinado ao campus de Inovação. Neste campus já está confirmada a instalação de uma unidade do IFPE. Além disso, lá estão cogitadas unidades da UFPE e UFRPE.

20120516-180041.jpg

A família Silva mora em um dos 4,4 mil imóveis residenciais do Portal. João é engenheiro e trabalha em Suape. Para ir ao emprego, tem duas opções. Vai até o Porto de bicicleta, uma vez que haverá uma ciclovia ligando toda a Convida até o seu trabalho, ou pode caminhar cerca de dez minutos até uma das várias estações de VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) que estarão espalhadas no bairro.

Enquanto isso, Maria sai de casa para abrir a butique que administra no Centro Convida. No caminho, ela passa pelas escolas dos filhos, banco, agência de correios, faz um treino na academia, e segue. Tudo isso caminhando.


À tarde, os três têm dentista no Convida Saúde, bairro que conta com hospitais, policlínicas e centros médicos. Escolhem ir de bicicleta e ainda param em um dos parques da cidade para um piquenique. Escolher o parque é até difícil, uma vez que a Convida Suape terá 151 hectares de área verde, o equivalente a 22 parques da Jaqueira. Nos fins de semana, a família ainda pode programar um dia na praia, uma vez que mora a 18 quilômetros de Gaibu, ou pegar um “cineminha” em um dos cinco centros de arte da cidade.

20120516-175958.jpg


Veja os empreendimentos que estarão dentro do Convida Suape:

Escola técnica, Universidade pública, Escolas diversas, Creches, Biblioteca, Hospital, Policlínicas, Hotéis, Praças,Parques, Centro comunitário, Mirantes, Supermercados, Cinemas, Correios, Farmácias, Cartórios, Bancos, Estações de ônibus, Estações de trem, Estações de VLT, Galerias de arte, Museus, Cafés, Restaurantes, Shopping, Fazenda, Sorveterias, Ciclovia, Estação de saneamento, Estação de energia elétrica, Postos de gasolinas, Igrejas, Edifícios garagens, Mercado público, Consultórios médicos, Escritórios diversos, Lojas, Padarias, Lanchonetes, Casas, Prédios

Fonte: Cone

http://www.diariodepernambuco.com.br…conomia1_0.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário