segunda-feira, 18 de junho de 2012

PERNAMBUCO EM DESENVOLVIMENTO


Varejo de PE cresce acima do País

Aumento de vendas no Estado foi de 1,5%, contra 0,8% de média nacional




Os resultados do varejo continuam positivos, embora desacelerados, segundo a Pequisa Mensal de Comércio (PMC)  do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o mês de abril. Em comparação com março, o resultado de abril no País cresceu 0,8% no volume de vendas e 0,6% na receita nominal; em Pernambuco, os resultados foram um pouco melhores, 1,5% e 2%, respectivamente. De acordo com a economista da PMC, Aleciana Gusmão, os resultados refletem as medidas que o Governo tem tomado para incentivar o consumo, como redução de impostos. “É possível que o ritmo se mantenha dessa forma até o fim do ano, com crescimento mais lento”.

Aleciana explicou que as medidas do Governo não terão os impactos vistos em 2008, quando houve as primeiras reduções de impostos, inclusive sobre a linha branca. “As famílias não repõem esses produtos com frequência, então o impacto será menor, por conta do nível de saturação”, comentou. “É preciso tempo para avaliar como os consumidores vão reagir às facilidades de acesso ao crédito e redução das taxas de juros”.

De acordo com a PMC, oito das dez atividades pesquisadas tiveram resultado positivo para o volume de vendas, na comparação com março de 2012. Nesse parâmetro, ficaram na frente combustíveis e lubrificantes (2,5%) e material de construção (1,8%). Aleciana destacou o resultado negativo (-0,8%) do setor de hiper e supermercados em abri, na comparação com o mesmo período do ano passado. 

“Foi uma consequência pontual. Como a Páscoa deste ano foi na primeira semana de abril, as compras foram antecipadas para o fim de março. Ano passado, foi na segunda quinzena do mês. Não indica tendência de queda”, explicou. Comparando abril deste com abril de 2011, vê-se a alta de 12,1% para móveis e eletrodomésticos e, um pouco mais modesto, hipermercados, cujo resultado chegou a 3,6%.

Em volume de vendas, os melhores resultados (entre 2011 e 2012) ficaram com Roraima (24%) e Amapá (15,7%). No volume de vendas entre março e abril de 2012, resultado positivo em 22 estados. Melhores índices para Roraima (6,9%), Bahia (3,5%) e Ceará (3,1%).



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