quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Em expansão, porto de Suape é alternativa para investimentos




Os participantes da última plenária da ABIMAQ, realizada no mês passado, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o potencial do projeto do Complexo Industrial de Suape, em Pernambuco. A apresentação foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Suape, Frederico da Costa Amâncio. Situado na região metropolitana do Recife, o porto tem área de 13.500 hectares, distribuída em zonas Portuária, Industrial, Administrativa e Serviços, de Preservação Ecológica e de Preservação Cultural/Sustentabilidade. O calado varia de 15,5 m a 20 m.

Suape conta com uma estrutura com grande potencial de expansão.

Uma das grandes vantagens competitivas em relação aos outros portos é a localização estratégica, o que permite que o porto negocie com mais de 160 portos, em todos os continentes, com linhas diretas para a Europa, América do Norte e África.

Concebido nos anos 60, o porto pernambucano passa por uma intensa expansão e modernização. De acordo com Costa Amâncio, a movimentação portuária cresce em ritmo acelerado, o que ajuda Suape a se consolidar como um porto concentrador e distribuidor de carga. “Em 2011, a movimentação de carga ultrapassou os 11 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 25%, em relação a 2010”, disse. A concepção de porto-indústria oferece condições para a instalação de empreendimentos nos mais diversos segmentos. Suape conta com uma infraestrutura de transporte própria, com ferrovias e rodovias. Já são mais de cem empresas em operação, responsáveis por mais de 25 mil empregos diretos, e outras cinquenta em implantação. Entre elas, indústrias de produtos químicos, metal-mecânica, naval e logística, que vão fortalecer os polos de geração de energia, granéis líquidos e gases, alimentos e energia eólica, além de abrir espaços em outros segmentos. São mais de R$ 40 bilhões em investimentos, gerando 15 mil novos empregos divididos em áreas como de fundição, forjaria, usinagem, caldeiraria, fabricação de peças, máquinas e equipamentos, além dos 40 mil empregos na construção civil.

O Plano Diretor prevê 59% de reserva ambiental e o Projeto Suape Global prevê expansão nas áreas de petróleo, gás natural, offshore e naval. O diretor-presidente da refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes, que também participou da apresentação na ABIMAQ, explicou que devem ser investidos cerca de US$ 17 bilhões na região. Em toneladas, o investimento é da ordem de 30 bilhões. Guedes ressaltou a importância de se aproveitar as oportunidades de negócios, surgidas com os empreendimentos estruturadores de Suape. “O número de investimentos futuros é grande. As operações da refinaria dão origem a uma série de demandas, que devem aproveitadas pelas empresas”, disse, detalhando que Petrobras dá preferência ao conteúdo local em seu processo de compra.

FIMMEPE - Mecânica Nordeste é lançada na plenária, em São Paulo
A Fimmepe - Mecânica Nordeste, feira que serve como instrumento de apoio às indústrias interessadas em ampliar sua participação no mercado nordestino foi tema da palestra do economista da UFPE, Jocildo Bezerra. A apresentação ocorreu na plenária, após a divulgação do porto de Suape.

Segundo Bezerra, a feira, realizada há 18 anos, é o ambiente ideal para os fabricantes de bens de capital mecânicos apresentarem seus produtos a um público qualificado formado por empresários que estão necessitando modernizar e ampliar suas indústrias para atender a crescente demanda do mercado regional.

O evento ocorrerá, entre 22 a 26 de Outubro de 2012, será uma oportunidade para indústrias do setor fecharem novas parcerias.

Fonte: ABIMAQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário