sábado, 18 de agosto de 2012

Governo do estado pleiteia inserção no Programa de Investimentos em Logística




Pernambuco também quer ser beneficiado com a verba bilionária do Programa de Investimentos em Logística, cuja previsão é a de se aportar R$ 133 bilhões em concessões de rodovias e ferrovias até 2037. Nesta quinta-feira (16), o governador Eduardo Campos apresentou ao Ministério do Planejamento, em Brasília, as prioridades do estado para serem inseridas na primeira etapa plano. Entraram na lista o Arco Metropolitano e a construção de quatro novos cais no Porto de Suape.  

O governador solicitou, ainda, a aceleração do PAC Mobilidade, que aqui engloba as perimetrais, os corredores BRT e os corredores fluviais.

O programa, que já foi apelidado de “Kit Felicidade” pelo empresário Eike Batista, originalmente não contempla as BRs que cruzam o território pernambucano. A exceção é a ferrovia que deve ser construída ligando Salvador ao Recife - um dos 12 trechos que serão implantados no país, sendo três deles no Nordeste. A ferrovia deve ser interligada ao projeto da Transnordestina, atualmente em implantação.

A reunião entre Eduardo e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, durou mais de duras horas. “São projetos que estão avançados em seu desenvolvimento e se enquadram perfeitamente ao conjunto de medidas lançado pela presidente Dilma para impulsionar o investimento em infraestrutura e enfrentar a crise”, justificou o governador.

Segundo ele, Pernambuco já tem os projetos, as licenças ambientais e os processos licitatórios concluídos, mas aguarda as liberações dos financiamentos e do Orçamento Geral da União. Juntos, esses projetos proporcionarão investimentos da ordem de R$ 1,8 bilhão, já incluindo as contrapartidas do tesouro estadual.

O Arco Metropolitano é uma alça rodoviária alternativa à BR-101, ligando o Cabo de Santo Agostinho a Abreu e Lima. Esse projeto terá impacto tanto na mobilidade urbana da Região Metropolitana quanto na logística do Porto de Suape e do polo industrial que se consolidará em torno da Fiat, em Goiana, na Zona da Mata Norte. 

Em relação a Suape, a prioridade é a construção dos cais de número 8 e 9, destinados ao segundo terminal de contêineres. O terminal já tem licença ambiental prévia, projeto básico e se encontra em fase final de análise na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta quinta (15) uma medida que vai baratear os projetos de infraestrutura, zerando o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para o seguro-garantia, exigido nos financiamentos. A medida entra em vigor daqui a 90 dias. Atualmente, essas operações pagam 7,38% de IOF.


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