Suíça
– Um Gigante silencioso na Marinha Mercante
Aproximadamente
90% do comercio global de mercadorias é feito por via marítima. A Suíça – um
país sem mar – é a segunda potência mundial de um setor – que não gosta de
publicidade – graças à Mediterranean Shipping Company (MSC), sediada em Genebra.
Silenciosa,
quase às escondidas, a Suíça tornou-se no século 21 um centro nevrálgico para o
comércio internacional de matérias primas.
A
explicação leva o nome de Genebra, que “foi capaz de oferecer uma rede que
integra simultaneamente empresas de comércio, bancos, seguradoras, transporte
marítimo e controle de qualidade”. É o que sublinha à swissinfo.ch Bernard
Morard, decano da Faculdade de Ciência Econômicas da Universidade de Genebra
(Unige).
Dentro
da rede de serviços que descreve Morard, o transporte marítimo tem um papel
fundamental, pois 90% do volume do comércio mundial é feito por via marítima.
No setor, a pequena Suíça, situada no centro da Europa, é uma das principais
potências.
Dinamarca,
Suíça e França são os três países com maior capacidade de operação de navios
porta contêineres do mundo, segundo a edição 2011 da Revista de Transporte
Marítimo (RTM) publicada pela Conferência das Nações Unidas para Comércio e
Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês).
“Uma
grande parte da presença suíça deve-se à companhia MSC, sediada em Genebra”,
afirma Jan Hoffmann, Diretor da seção de Facilitação do Comércio da UNCTAD.
Em
janeiro de 2011 – com uma frota de 422 navios – MSC concentrava 10,8% da
capacidade mundial de carga marítima por contêineres.
Esse
dado só é superado pela dinamarquesa Maersk Line (11,2% do mercado
global) seguido pela francesa CMA CGM Grupo (6,6%).
Em
sua Revista 2011, a UNCTAD revela que o transporte marítimo é uma atividade que
apenas 20 empresas concentram 70% do mercado internacional.
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