segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Suape: novo patio em janeiro



Capacidade de armazenamento de veículos vai dobrar com o segundo pátio em Suape
O segundo pátio público de veículos do Complexo Industrial Portuário de Suape deve começar a operar em janeiro de 2013. A licitação para contratar a empresa que vai preparar a área já foi aberta e a previsão é a de que os trabalhos sejam iniciados ainda em novembro. O novo pátio vai dobrar a capacidade de armazenamento, que atualmente é de dois mil veículos em 3,7 hectares.
“Estamos correndo com o segundo pátio. Na próxima semana vamos receber, pela primeira vez, 2,2 mil veículos em um único navio e vamos fazer o maior malabarismo para arrumar”, diz o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Frederico Amâncio. Essa leva grande tem como objetivo formar estoque para atender às concessionárias neste fim de ano.
Hoje, o pátio público de Suape é utilizado pela General Motors e pela Volkswagen, para importação de veículos diretamente da Argentina e, no caso da Volks, também do México. “Elas estão muito animadas. A GM já deu sinal de que quer pegar carona no navio da Volks para também trazer veículos do México”, completa Amâncio.
A “sorte” é que os veículos da GM já chegam com licenciamento e a maior parte deixa o pátio em no máximo uma semana. Os navios chegam quinzenalmente e trazem uma média de 1,2 mil carros, que são operados pela Tegma, empresa contratada por Suape. A ideia é a de que a Tegma também fique responsável pelo segundo pátio público.
A operação do pátio público envolve atividades como atração dos navios, inspeção, transferência dos carros para o pátio, armazenamento, preparação dos veículos e carregamento, que é o embarque nas carretas. Suape já estuda, inclusive, a estruturação de um terceiro pátio com capacidade até quatro vezes maior para atender à futura fábrica da Fiat, que está instalando uma unidade em Goiana, na Mata Norte do estado.
A partir de Suape, a GM abastece 49 concessionárias localizadas em Pernambuco e em outros estados do Norte e Nordeste. Inaugurado em maio de 2010, o centro movimenta o modelo Agile, importado da Argentina, e o Captiva, do México.
Já a Volkswagen, que deu início à operação em julho, está trazendo Amarok, SpaceFox e CrossFox da Argentina e em setembro começou a importar o Jetta e o Jetta Variant do México. Antes, a importação desses veículos acontecia via Porto de Paranaguá (PR). A distribuição por Suape tem como objetivo atender as 80 revendas localizadas no Nordeste, reduzindo o tempo de entrega, que era de 12 dias, pela metade. Até o fim do ano, a Volks estima o desembarque de sete mil veículos. Para 2013, a previsão é de 16 mil. (M.B.)
DIARIO DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário