quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Suape receberá carga recorde de veículos


O Porto de Suape vai receber um carregamento recorde de veículos da General Motors e da Volkswagen, na próxima semana. A expectativa é que desembarquem no Cais 4 cerca de 2.200 veículos. O número é bem superior à média quinzenal de mil carros registrada pelo complexo desde que as duas montadoras começaram a fazer suas importações da Argentina e do México por Suape.

A movimentação de veículos cresceu numa velocidade tão acelerada que a diretoria do porto precisou licitar um segundo pátio público de veículos. O presidente do Complexo, Frederico Amâncio, diz que a expectativa é inaugurar o novo espaço em janeiro do próximo ano. O pátio atual conta com capacidade para receber 1.200 carros. O novo deverá ter capacidade semelhante e área de quatro hectares. A previsão é que a empresa Tegma seja contratada pelo governo para operar o segundo pátio, a exemplo do que já faz com o primeiro.

Os veículos precisam deixar o pátio num prazo de até sete dias, em função da linha quinzenal de navios fazendo novos descarregamentos. Fred diz que a carga recorde da próxima semana será para abastecer as concessionárias para as vendas de fim de ano. A partir de Suape, a GM abastece 49 concessionárias localizadas em Pernambuco e nos Estados do Norte e Nordeste. Em 2010, a montadora inaugurou um centro em Suape para importar o modelo Agile (da Argentina) e o Captiva (do México). A VW tem uma operação mais recente. Começou a trazer, em julho, os modelos CrossFox, Amarok, SpaceFox da Argentina e, no mês passado, iniciou as importações do Jetta e do Jetta Variant do México.

Amâncio comemora a sinergia das empresas. “Com duas montadoras importando, uma acaba pegando carona nas linhas marítimas que estão vindo para o porto”, destaca.

SHINERAY
O Porto do Recife também comemora o desembarque de veículos. No último domingo, a Shineray Automóveis recebeu um carregamento de 370 carros importados da China. Foi a terceira operação desde que a empresa escolheu o porto da Capital como plataforma logística de distribuição para todo o Brasil. A novidade dessa vez foi a chegada de dois novos modelos de utilitários: o Mini Truck Cabine Dupla e o Mini Truck Container. Para movimentar a carga foram investidos R$ 11 milhões.

Com o aumento nas importações, que são mensais, a Shineray aumentou sua área de estoque de 4 mil para 7 mil metros quadrados. O espaço está arrendado ao porto para fazer a chamada tropicalização dos veículos (prepará-los para atender à legislação brasileira).

O diretor de Operações e Comercial do Porto, Sidnei Aires, destaca que a parceria com a Shineray já vai completar um ano no próximo mês. “Estamos finalizando até fim de novembro o arrendamento do PDI (Pre Delivery Inspecion (PDI), que em tradução livre quer dizer inspeção prévia antes da entrega). O arrendamento dessa área consolida, finalmente, a parceria do Porto do Recife com a empresa”, destaca Aires.

Fonte: Folha de Pernambuco/http://www.portosenavios.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário