sábado, 26 de janeiro de 2013

Centro tecnológico da BlackBerry no Recife


Boa aceitação dos smartphones da marca no Brasil faz a RIM mirar no potencial da Região Nordeste

A Research in Motion (RIM) é uma das marcas favoritas dos executivos antenados com tecnologia. Detém cerca de 42% do mercado corporativo do país. Às vésperas de lançar seu novo produto, o BlackBerry 10, que chega no próximo dia 30 com novos smartphones e uma plataforma atualizada, a companhia busca parcerias. 
Sem a popularidade do iOS (Apple) ou Android (Google), sabe que precisa apostar no fortalecimento da comunidade de desenvolvedores. Afinal, os aplicativos – ou apps – são a moeda de valor de qualquer plataforma. A boa notícia é que o Recife parece fazer parte do mapa estratégico da RIM. A empresa acaba de inaugurar um BlackBerry Tech Center no estado, no Centro de Informática (CIn) da UFPE.
Segundo Demian Borba, evangelista de desenvolvimento (especialista no convencimento das massas) para BlackBerry, a aceitação dos smartphones da marca em território nacional tem incentivado a companhia, que mira o potencial do Nordeste. Um dos exemplos é a realização do BlackBerry Jam Sessions, uma maratona de programação que aconteceu em agosto do ano passado no Recife, com o apoio do Porto Digital. Reuniu mais de 80 desenvolvedores.
Agora, além dos eventos, a RIM faz planos para manter cinco centros tecnológicos no Brasil. O primeiro deles foi inaugurado em Maceió, na Universidade Federal de Alagoas. Os próximos serão instalados em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A companhia não revela a quantia investida nas unidades. O objetivo é apoiar a inovação e fomentar iniciativas relacionadas à incubação e ao empreendedorismo, com foco em soluções móveis.
“Para nós, que fazemos parte do CIn, é um momento mais que propício para estabelecer parcerias com mais uma empresa de porte internacional, como é o caso da RIM”, comenta o professor Cristiano Araújo, um dos coordenadores do Tech Center. Vale lembrar que outras gigantes mundiais, como Facebook, Microsoft e Google, frequentemente enviam representantes à UFPE e recrutam jovens que estão concluindo a graduação em um dos cursos de TI.
O início das operações está previsto para fevereiro e o centro contará com uma equipe de dez pessoas. O processo seletivo teve mais de 80 inscritos. Destes, 35 foram selecionados para a segunda fase. “Estes estudantes vão preparar soluções para problemas reais, no formato de aplicativos para BlackBerry. Serão selecionados dois designers e oito estudantes da área de computação, além de um gerente de projetos”, explica Cristano Araújo.
Os integrantes, que receberão smartphones Dev Alpha e tablets Playbook para o desenvolvimento, serão anunciados no dia 30 de janeiro, na festa de lançamento do BB 10, em Recife. “Outra proposta nossa é promover a interação entre as unidades espalhadas pelo mundo, no desenvolvimento de aplicativos e soluções”, acrescenta Demian Borba. Além do Brasil, Estados Unidos (no Vale do Silício), Inglaterra, Argentina e Itália também possuem centros de tecnologia da BlackBerry.
Em Pernambuco a BlackBerry ainda mantém outro tipo de parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O professor Breno Carvalho, coordenador do curso de jogos digitais, conversou com Demian Borba durante a edição local da Campus Party, ano passado, e foi convidado a fazer parte de um grupo de desenvolvedores. Atualmente, Breno é um dos coordenadores do BlackBerry Dev Group Recife, um grupo no Facebook que fornece suporte técnico e divulga informações da marca.
DIARIO DE PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário