terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Novo diesel chega a Pernambuco


Dentro do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), a Petrobras coloca no mercado brasileiro o Diesel S-10, que chega às bombas para substituir o S-50. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustíveis-PE), o produto deve chegar hoje à base de armazenamento do Estado, que fica em Suape, para ser distribuído aos 1,2 mil postos.

De acordo com a Petrobras, além do teor menor de enxofre, o Diesel S-10 tem número de cetano (medida de qualidade de ignição) 48, contra 46 do Diesel S-50, o que proporciona melhoria na partida fria e reduz a emissão de fumaça branca. “Os benefícios são mais efetivos nos veículos produzidos a partir de 2012”, enfatizou a Petrobras.
Apesar do lançamento oficial para todo o País, o presidente do Sindicombustíveis-PE, Fernando Cavalcanti, critica a distribuidora. “Até o momento nenhum dos postos foram contatados para fazer a mudança, inclusive os que têm a bandeira BR. É preciso uma explicação da Petrobras, pois os tanques têm que ser purificados para receber o diesel, já que é um combustível muito delicado”, frisou.
A Petrobras disse, entretanto, que, “no caso dos postos onde haverá a troca do Diesel S-50 pelo S-10, não haverá necessidade de limpar o tanque. Porém, a armazenagem deve continuar a ser exclusiva. A limpeza do tanque deve acontecer no caso da troca do S-500/S-1800 pelo S-10”. Em relação ao preço, por enquanto, o que se sabe é que o Diesel S-10 será comercializado pelo mesmo valor do seu antecessor. O preço médio do litro do S-50 é R$ 2,19.
Juliana Sampaio – FOLHA-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário